Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do IOC completa dois anos

O programa de pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) acaba de completar dois anos. Com nove teses defendidas, cerca de 90 alunos ativos entre mestrandos e doutorandos, e a modalidade do mestrado profissional abrindo o primeiro processo seletivo no final de 2006, sobram motivos para celebrar o aniversário do mais novo programa de pós-graduação do Instituto.

Tendo como público alvo educadores, professores e profissionais dos serviços de saúde, ciência e tecnologia, o programa forma docentes e pesquisadores com o objetivo de desenvolver e avaliar projetos de pesquisas e criar novas metodologias e produtos para o ensino em biociências e saúde, nas áreas de ensino formal e não-formal. “É um curso muito diversificado, com abrangência ampla. Entre os alunos, temos médicos, jornalistas, historiadores, químicos e professores do ensino médio”, resume o coordenador do programa, Júlio Vianna Barbosa.

Foto: Gutemberg Brito
Alunos do PGEBS durante aula da disciplina de Biologia Básica

Credenciado pela Capes em 2003, o Programa conta com um quadro formado por cerca de 50 orientadores de diversas instituições. “Não só o IOC tem representantes no corpo docente e no Colegiado de Pós-graduação, mas também instituições como a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (CEFETEC- Química)”, Júlio explica.

Uma das maiores conquistas do PGEBS aconteceu em fevereiro, quando o mestrado profissional do programa foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Capes/MEC. O processo seletivo será aberto no final do ano. Este é o segundo curso no IOC na modalidade mestrado profissional, que se diferencia do mestrado acadêmico por sua avaliação final, que não está restrita à produção de um artigo científico. “Para receber a titulação, o aluno de mestrado profissional tem a opção de apresentar uma nova metodologia a ser utilizada na sua prática profissional ”, o coordenador ressalta.

A avaliação inicial feita pela Capes, que serve como base para a avaliação trienal, o PGEBS obteve nível 4, numa área em que, no momento, a maior nota atribuída a um programa de pós-graduação é 5. “Esta avaliação, feita anualmente, sinaliza possíveis indicadores para a avaliação feita a cada três anos. Nós fomos muito bem. A meta agora é manter este conceito para que no próximo ano possamos alcançar o nível 5”, Júlio comemora. “Estamos em um processo de ascensão. Mesmo com pouco tempo de vida, o programa acumula conquistas”, finaliza.

 

Conheça o trabalho feito nestes dois anos através do
depoimento de professores e estudantes
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“Estamos todos de parabéns pela reconhecida seriedade do programa de pós-graduação em Ensino em Biociência e Saúde que vem, já em sua fase de "engatinhamento", afirmando-se no cenário acadêmico, mantendo a reputação da Fiocruz e, particularmente, do IOC, pela qualidade dos trabalhos que vêm sendo apresentados. A dedicação incansável e apoio de todos é fator fundamental para este sucesso.”

Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos, docente do PGEBS e professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz

“Escolhi o mestrado em Ensino em Biociência e Saúde por causa da minha formação. Sou bióloga e desde 1979 atuo como professora do ensino fundamental e médio das redes municipal e estadual. O curso me proporcionou a oportunidade de unir as questões da saúde, da biologia e da ciência com a educação. Já aplico o conhecimento em sala de aula, já que antes de ingressar no mestrado, cursei o lato sensu em Atualização e Educação Cientifica em Biologia e Saúde também no IOC.”

Edinéia Jerônimo dos Santos de Souza Andrade, que cursa mestrado no PGEBS, defenderá sua tese dentro de quatro dias

“Neste curso somos biólogos, médicos, pisicólogos, jornalistas, enfermeiros; uma gama muito ampla de profissionais. Compartilhamos experiências, esforços e diferentes visões, porque todos os professores são de alto nível. Eu estou na primeira turma que, apesar de ser muito grande, é uma turma onde houve um bom entrosamento entre os colegas. São várias teses com produtos aplicados e isso é muito interessante.”

Karina Saavedra Acero Cabello é mestranda do programa e defende sua tese no próximo dia 8 de maio

“O programa de pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde permite o contato do cientista de bancada com os outros segmentos da sociedade. Hoje, há teses na área de educação básica – tanto ensino fundamental como ensino médio –, teses de avaliação de currículo e teses na área de divulgação científica. O PGEBS está crescendo e, como uma área nova de pesquisa em ensino de ciências, vem amadurecendo metodologicamente. Estamos realmente conseguindo desenvolver um programa que terá um impacto social a curto prazo. É um programa importante para o IOC e deve ser estimulado ao máximo.”

Luiz Anastácio Alves, ex-vice coordenador e atual docente do PGEBS

 

Por Renata Fontoura
13/04/2006

 

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