IOC oferece treinamento sobre diagnóstico da gripe aviária
para países da América Latina

Atendendo a uma solicitação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) receberá representantes de seis países da América Latina para treiná-los em técnicas moleculares de detecção do vírus influenza H5N1, agente etiológico causador da gripe aviária. Particpam pesquisadores da Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela.

O International Workshop in Molecular Diagnosis of Influenza acontece de 2 a 6 de maio no Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC, que participa da rede de vigilância montada pelo Ministério da Saúde para prevenir a entrada do vírus no Brasil e é responsável pelo diagnóstico em amostras humanas. “É o reconhecimento do laboratório como uma referência regional para a América Latina em termos do H5N1. Já temos como rotina a análise molecular de vírus influenza, por isso fomos convidados a treinar profissionais de outros laboratórios que não têm os mesmos avanços tecnológicos que nós temos no momento”, explica Marilda Siqueira, chefe do laboratório, recém-chegada de uma temporada de sete meses na Inglaterra, onde aprofundou os estudos sobre o tema.

O alerta sobre uma possível pandemia mobiliza a comunidade científica e iniciativas como estas acontecem em diversas partes do mundo, não só na área de diagnóstico laboratorial, mas também em outras áreas como a de controle epidemiológico e avicultura. O Instituto Oswaldo Cruz já tem agendados outros eventos sobre o tema, que acontecerão ainda no primeiro semestre de 2006. “Em um mês e meio serão três encontros, entre treinamentos e reuniões. O próximo treinamento será oferecido a biologistas moleculares de oito laboratórios estaduais que fazem parte da rede de vigilância do Ministério da Saúde”, Marilda adianta. Uma reunião entre a FIOCRUZ, Instituto Adolfo Lutz, Instituto Evandro Chagas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério da Saúde também já foi agendada.

 

Por Renata Fontoura
27/04/2006

 

Volta