Livro organizado por pesquisador do IOC ganha segundo lugar do Prêmio Jabuti

O livro Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias , organizado pelo parasitologista José Rodrigues Coura, chefe do Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), conquistou nesta terça-feira, dia 8 de agosto, o segundo lugar do 48º Prêmio Jabuti, na categoria Melhor Livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde. O vencedor da categoria foi Tratado de Cardiologia , publicado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). O Jabuti é o mais importante prêmio de literatura no país.

Gutemberg Brito

O tropicalista idealizou há 35 anos o trabalho que acaba de ser premiado

“A premiação é uma satisfação muito grande, pois valoriza o esforço de centenas de pesquisadores para realizar um projeto idealizado há 35 anos. Este é certamente o livro mais atual na área de doenças infecciosas e parasitárias no Brasil e o reconhecimento deste trabalho é gratificante”, Coura comemora. O livro de 170 capítulos e quase 2.000 páginas foi produzido por 279 renomados especialistas, incluindo diversos pesquisadores do IOC. O resultado é uma obra coletiva, que reúne o conhecimento acumulado por gerações de pesquisadores do Instituto que, desde sua origem, há 106 anos, se dedica intensamente ao estudo das doenças infecciosas e parasitárias.

A obra é dividida em dois grandes volumes, que compõem uma abordagem geral e outra mais específica sobre o tema. O primeiro relaciona o binômio parasito-hospedeiro às doenças infecciosas e parasitárias através de diferentes abordagens, guiadas por temas como epidemiologia, entomologia, imunologia, biologia molecular, genética e paleoparasitologia. Também estão contidos nesta seção aspectos da Medicina Tropical, que incluem ectoparasitas e acidentes por animais peçonhentos, e informações sobre a prevenção das doenças. O segundo, mais específico, refere-se a doenças produzidas por protozoários, helmintos, fungos, bactérias e vírus e apresenta quadro clínico, transmissão, diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle delas de acordo com sua importância epidemiológica no país.

 

Bel levy
09/08/2006


 

Volta