Documentário sobre vetor da dengue ganha mais um prêmio internacional

O documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo, dirigido por Genilton Vieira, chefe do Setor de Produção e Tratamento de Imagens do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), recebeu mais um reconhecimento internacional na semana passada. Única produção brasileira a participar do 15º Festival de Cinema sobre Medicina, Saúde e Telemedicina (VIDEOMED), realizado de 20 a 25 de novembro em Badajoz, Espanha, o vídeo recebeu menção honrosa da Associação Mundial de Filmes de Medicina e Saúde (WAMHF, na sigla em inglês) e proporcionou a Genilton o convite para integrar o grupo.

Gutemberg Brito
Depois de receber menção honrosa em festival espanhol, pesquisador do IOC torna-se único brasileiro a integrar a Associação Mundial de Filmes de Medicina e Saúde

“A WAMHF é uma sociedade internacional que reúne produtores de imagem científica de todo o mundo para fomentar a troca de idéias e experiências entre os realizadores e impulsionar a realização e divulgação de filmes científicos. Ao entrar para esse grupo, representando o Brasil no cenário internacional, damos mais um passo rumo à consolidação do IOC como produtor de imagens científicas”, o cineasta avalia.

Durante o festival, O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo foi destacado por utilizar com qualidade profissional o modelo tridimensional para composição da linguagem audiovisual, tendência em crescimento entre os produtores mundiais de imagem científica. “Além do reconhecimento da qualidade de nossa produção, esse encontro foi importante para firmar internacionalmente a posição do IOC. Foi uma oportunidade incrível, em que pude estar em contato com ícones do cinema científico, como o professor Fernando Armanti, do Estúdio de Cinema Científico de Roma, um dos precursores da filmagem em microscópio, que dedicou toda a sua vida à produção de filmes científicos”, o diretor comenta.

Presente na premiação, Arlindo Fábio Gómez de Sousa, chefe de gabinete da presidência da Fiocruz, parabeniza o diretor do filme: "Pela segunda vez no ano, Genilton coloca o IOC e a Fiocruz em destaque no cenário internacional de cinema científico. O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo é uma produção de alta qualidade que afirma a excelência da Fundação nesta importante área da divulgação do conhecimento", comemora. "Estou certo de que apoiaremos cada vez mais iniciativas como essa e que o resultado alcançado pela equipe do Setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC irá estimular outros produtores a trilhar o caminho do cinema científico", conclui.

Na próxima semana, o documentário participa do Festival de Cinema e Vídeo Científico do Mercosul (CINECIEN 2006), que acontece de 4 a 7 de dezembro no Memorial Getúlio Vargas, Glória, Rio de Janeiro, com sessões gratuitas.


Bel Levy

01/11/06