Bolsistas do IOC são premiados
na 17ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz

Na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, jovens pesquisadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica ( PIBIC) e do Programa de Vocação Cientifica (Provoc) tiveram o esforço e a dedicação de seus projetos reconhecidos na 17ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), realizada na semana passada durante a V Bienal de Pesquisa da Fiocruz. A premiação elegeu os dez melhores trabalhos, além de destaques e menções honrosas. Seis bolsistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foram contemplados.

Gutemberg Brito
Bárbara Vieira do Lago, estagiária
de iniciação científica do Laboratório de Virologia Molecular, teve seu trabalho premiado como um dos dez melhores apresentados durante a 17ª Reunião Anual de Iniciação Científica

Entre os dez melhores trabalhos apresentados na RAIC destaca-se o desenvolvido pela aluna Bárbara Vieira do Lago, estagiária de iniciação científica do Laboratório de Virologia Molecular do IOC. Sob orientação dos pesquisadores Selma de Andrade Gomes e Francisco Mello, Bárbara avaliou a prevalência oculta da hepatite B entre pacientes de duas clínicas de hemodiálise do Estado do Rio de Janeiro e constatou uma taxa de transmissão superior à esperada. “A pesquisa é importante porque a prevalência de hepatite B nesses pacientes não é muito conhecida e, apesar de serem assintomáticos, eles constituem uma fonte de contaminação, pois possuem o DNA do vírus”, Bárbara apresenta.

Frente à grande quantidade de trabalhos e à limitação de escolha dos dez melhores, a comissão julgadora instituiu três prêmios de destaque – dois deles concedidos a bolsistas do IOC. Arnon Dias Jurberg, do Laboratório de Patologia, recebeu o prêmio pelo trabalho Desenvolvimento embrionário do Schistossoma mansoni e Mariana Acquaroni, do Laboratório de Biologia Estrutural, foi contemplada pela pesquisa Cistos teciduais de Toxoplasma gondii: carga de superfície, endocitose de sítios aniônicos e revelação de proteínas do citoesqueleto.

Gutemberg Brito
A pesquisadora Helene Barbosa (esq) e a aluna Mariana Acquarone (dir), do Laboratório de Biologia Estrutural, reconhecem a importância dos programas de inicição científica para a formação de pesquisadores.

Os alunos, que hoje participam do PIBIC, iniciaram a carreira científica durante o Ensino Médio, através do Provoc, e reconhecem a importância de programas como estes para a formação de cientistas. A pesquisadora Helene Barbosa , chefe do Laboratório de Biologia Estrutural do IOC e orientadora de Mariana, concorda: “Mariana foi aluna do Provoc e, assim que entrou para a faculdade, ingressou no PIBIC e começou a desenvolver este trabalho, que será apresentado também como sua monografia do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante esse período, pôde acumular uma experiência fantástica e se tornar uma pessoa diferenciada em termos de capacitação. Isso permitirá que ela faça o mestrado no tempo mínimo de um ano, pois já tem artigo publicado nesse período de quatro anos de PIBIC, e que ingresse imediatamente em um doutorado-sanduíche”, sintetizou.

Foram concedidas também menções honrosas a seis trabalhos, nas categorias Iniciação Científica e Provoc. Na primeira, Érika Balassiano, bolsista do Laboratório de Patologia do IOC, foi contemplada pelo projeto Estudo da interação mateno-fetal com ênfase nas alterações maternas sistêmicas durante a gestação. Fernanda Stringuini e Lendel Correa da Costa, bolsistas do Provoc dos laboratórios de Fisiologia Bacteriana e de Pesquisa sobre o Timo do IOC, foram premiados, respectivamente, pelos trabalhos Caracterização Molecular de alguns sorovares de Bacillus thuringiensis e Perfil de expressão do RNA mensageiro das cadeias a4 e ß1 integrina em ensaios de adesão entre células epiteliais tímicas e timocitos humanos.


Bel Levy

05/11/06