Método para detecção rápida de rotavírus recebe prêmio do SUS

O desenvolvimento de um teste diagnóstico rápido para detecção de rotavírus conferiu ao pesquisador Waldemir de Castro Silveira o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS) . A premiação, recebida no dia 6 de dezembro de 2006, é concedida anualmente pelo Ministério da Saúde com apoio da Unesco. O estudo premiado foi desenvolvido por Waldemir durante o Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos de BioManguinhos, realizado em convênio com o Mestrado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O estudo foi conduzido sob orientação dos pesquisadores Jussara Pereira do Nascimento, pesquisadora de BioManguinhos, e José Paulo Gagliardi Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada do IOC.

A dissertação propõe um método mais rápido e, portanto, mais eficiente para a detecção de rotavírus – agente etiológico da doença diarréica aguda responsável pela morte de 611.000 crianças menores de cinco anos por ano, principalmente nos países em desenvolvimento. Devido à importância epidemiológica dos rotavírus, o Ministério da Saúde incluiu, em março de 2006, uma vacina monovalente anti-rotavírus em seu calendário de imunizações. “A dificuldade de diagnóstico do rotavírus é o principal desafio ao seu controle, pois a doença pode levar à morte em poucas horas e os kits de diagnóstico utilizados atualmente, além de exigirem tempo para gerar resultado, são importados e caros”, comenta Waldemir.

O método proposto pela dissertação permite a detecção do rotavírus em apenas três minutos. “A técnica consiste na aplicação de um reagente específico, composto de microesferas de látex conjugadas a um anticorpo específico anti-rotavírus, em uma lâmina com amostra fecal do paciente e na rápida observação do preparado: uma aglutinação visível indica a presença do microrganismo e confere resultado positivo ao diagnóstico da doença”, descreve. A viabilidade da produção em escala industrial já foi avaliada, tendo recebido investimentos da FAPERJ, FINEP, CNPq e iniciativa privada. A previsão é de que a produção seja iniciada em março de 2007 pela empresa nacional Biodevices.

Isabel Levy
27 /12/06