Meio ambiente é tema de nova edição dos Cadernos de Estudos Avançados

A última edição dos Cadernos de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) traz cinco artigos inéditos dedicados às questões ambientais e seus impactos sobre a saúde humana. Este é o quinto número da série, que já contemplou temas como propriedade intelectual, financiamento à inovação , pesquisa no contexto empresarial e biossegurança . O acesso gratuito à íntegra de cada edição está disponível no site do IOC (www.ioc.fiocruz.br).

Os desafios ambientais a serem enfrentados pelo Brasil, uma síntese das atividades causadoras dos principais impactos ambientais negativos no país e sua influência sobre a saúde humana são tema do artigo de revisão A qualidade ambiental e os impactos sobre a saúde . O estudo desenvolvido pelo pesquisador José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, ressalta que a diversidade do clima e dos recursos hídricos e vegetais do Brasil é um fator complicador na busca de soluções para amenizar os problemas ambientais do país. O artigo aponta as políticas públicas inovadoras como ferramentas fundamentais para reverter o processo de degradação, que cresceu muito nos últimos anos.

Gutemberg Brito

 

A edição também inclui uma análise dos resultados alcançados pelo setor empresarial, que sofre pressões sociais para fazer melhor uso dos recursos naturais. A coordenadora da Comissão Interna de Gestão Ambiental do IOC, Martha Barata , é uma das autoras do trabalho, realizado em parceria com as pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Débora Kligerman, chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, e Simone Cohen, coordenadora da Rede Brasileira de Habitação Saudável da ENSP/Fiocruz e Organização PanAmericana de Saúde (OPAS). Além da sensibilização de instituições e associações empresariais, agências setoriais e órgãos ambientais na disseminação do conceito de ecoeficiência, o artigo adverte para a necessidade de mudança no padrão de comportamento da população em relação ao uso de recursos naturais e à correta utilização da infra-estrutura sanitária.

A publicação conta, ainda, com os artigos Por uma política de Saúde e Ambiente não domesticada , dos pesquisadores Lia da Silva Augusto, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, e Guilherme Franco Neto, da OPAS; Os instrumentos de gestão ambiental pública e os estágios da gestão ambiental empresarial , assinado por Telma Maria Carvalho, da Universidade Cândido Mendes; e Algumas considerações sobre o meio ambiente na federação brasileira , de Paulo Nogueira-Neto, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Conselho Estadual de Meio Ambiente.


Renata Fontoura

27 /12/06