Programa de Vigilância e Controle da Doença de Chagas avança na região amazônica

Matar dois coelhos com uma cajadada só. Essa foi a intenção do Curso de Capacitação para o Diagnóstico Parasitológico, Identificação de Vetores e Conduta do Paciente Chagásico, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) em Barcelos, Amazonas, no mês de janeiro. A estratégia foi aproveitar a infra-estrutura consolidada pelo Programa de Malária para ampliar a vigilância sobre a doença de Chagas.

“A coleta de sangue da população para a investigação da ocorrência de malária já é um procedimento rotineiro no município”, conta José Rodrigues Coura, coordenador do curso e chefe do Departamento de Medicina Tropical do IOC. “O que fizemos foi capacitar os profissionais que já trabalham no diagnóstico da malária para identificar a presença doTrypanosoma cruzi no mesmo material”, conclui.

O curso, que capacitou profissionais do Programa de Malária e do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal de Barcelos, faz parte de um programa piloto de Vigilância Epidemiológica da Doença de Chagas, a ser implantado no município amazonense com o objetivo de identificar casos agudos de infecção chagásica. O programa inclui ainda a distribuição de cartilhas educativas para a população e a realização de um curso sobre a doença para educadores.

Por Bel Levy
02/02/06

 

Volta