Viroses: prevenção simples a infecções que podem ser fatais

 

Principalmente no verão, quando as atividades recreativas são mais freqüentes, alguns cuidados com a higiene são essenciais para prevenir doenças de origem viral que podem causar desde um simples mal estar até quadros que podem levar à morte. Conhecidas de forma geral como viroses, estas doenças são causadas principalmente por determinados grupos de vírus que são eliminados em grande quantidade pelas fezes, se dispersam facilmente e resistem ao calor e outras adversidades do ambiente. Devido à baixa presença de anticorpos, as crianças são as mais afetadas.

Os enterovírus estão entre os agentes virais mais frequentemente relacionados a doenças em seres humanos. "A maioria dessas infecções são inaparentes ou brandas, com sintomas inespecíficos parecidos como uma gripe ou resfriado comum”, afirma Edson Elias, chefe do Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). “Entretanto eles podem causar uma gama de outras doenças que vão desde conjuntivite até miocardite, paralisias e meningites, que podem levar à morte”, completa. Fazem parte deste grupo mais de setenta tipos de vírus transmitidos através das fezes ou pelas vias respiratórias. Durante o verão os enterovírus encontram a condição ideal para se proliferarem e é geralmente nesta época do ano que os surtos de meningite ocorrem.

Foto: OMS
Imagem Microscópica do Rotavírus

Incluídos em diferentes famílias, outros vírus - entre os quais os rotavírus, o astrovírus, os adenovírus entéricos, os calicivírus e os vírus das hepatites A e E - são agentes etiológicos de diversos agravos. A principal forma de contágio neste grupo de vírus se dá através do contato com fezes contaminadas. A transmissão por vias respiratórias não foi comprovada.

O rotavírus pode ser considerado um dos mais importantes vírus relacionados à etiologia da diarréia aguda, sendo responsável por 480 a 550 mil mortes de crianças menores de cinco anos, a cada ano, em todo o mundo. “Associado à desnutrição, o rotavírus pode levar à morte porque o paciente, particularmente as crianças, sofre uma grave desidratação”, ressalta o pesquisador José Paulo Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada do IOC.

Os agentes causadores de viroses podem estar presentes em piscinas, na água utilizada para irrigação e na água usada para consumo humano, quando não tratada adequadamente. Além disso, frutos do mar, principalmente ostras e mariscos, também podem estar contaminados. Por isso, lavar as mãos regularmente, desinfetar com água sanitária ou cloro as superfícies, lavar bem os alimentos e beber sempre água tratada (quando necessário fervida) são alguns dos cuidados essenciais necessários para prevenir viroses entéricas.

Por Renata Fontoura
07/02/06

 

Volta