IOC colabora com ANVISA em curso de biossegurança

Como parte da programação do 1º Curso de Biossegurança em Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegários, oferecido pela Coordenação de Vigilância de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Rio de Janeiro, oito profissionais da Agência Nacional Vigilância Sanitária (ANVISA) estiveram na Fiocruz com o objetivo de conhecer os protocolos de biossegurança utilizados pela Fundação.

Os profissionais da Anvisa observam o guia Procedimentos para Manipulação de Microorganismos Patogênicos e
Recombinantes da Fiocruz

Durante a visita ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC), uma palestra apresentada pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio/IOC) do IOC expôs aos visitantes dados relacionados a legislação, o papel da Comissão e os projetos em andamento que incluem a adequação de laboratórios, capacitação de profissionais e fornecimento de equipamentos de proteção individual e coletiva.

“Estamos na linha de frente neste processo, somos a barreira sanitária do país. Por isso, esta visita é muito importante, já que tudo o que é observado em relação a biossegurança aqui, deve ser observado também nos portos, aeroportos e recintos alfandegários”, resume Wanir José Barroso, da Anvisa, instrutor do curso.

A secretária-executiva da CIBio/IOC, Maria Castro, foi responsável pela apresentação das estruturas e funcionamento da CIBIO/IOC

 

Após a palestra, que contou com a participação, como ouvintes, de quatro representantes do Serviço de Exportação e Importação da Fiocruz, os profissionais da ANVISA visitaram o Laboratório de Sarampo e Vírus Respiratórios do IOC para comprovar a aplicação na prática dos procedimentos de biossegurança adotados pelo Instituto.

 

Renata Fontoura
06/07/06


 

Volta