Nova edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
reúne artigos nacionais e estrangeiros

Com 19 artigos de autores nacionais e estrangeiros, a última edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz comprova o caráter plural da revista, que é o mais antigo periódico científico da América Latina. Mais que na nacionalidade dos autores, a variedade reside na diversidade de temas.

Um dos destaques desta edição é o artigo de revisão Chagas disease in Mexico: an analysis of geographical distribution during the past 76 years – A Review , que apresenta um retrospecto sobre a distribuição geográfica da doença de Chagas no México e compila dados produzidos entre 1928 e 2004. Outro estudo relacionado à epidemiologia da doença de Chagas, desenvolvido pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Nacional da Costa Rica, apresenta um projeto piloto para o controle do Triatoma dimidiata , principal transmissor da doença na América Central, em uma área de alta prevalência do vetor na Costa Rica. Environmental management for the control of Triatoma dimidiata (Latreille, 1811), (Hemiptera: Reduviidae) in Costa Rica: a pilot project foi produzido a partir da experiência de pesquisadores que visitaram 20 residências infestadas por barbeiros e intervieram em dez delas através da eliminação de possíveis micro-ambientes onde o inseto pode se alojar. Após um ano de acompanhamento, o procedimento mostrou-se bastante eficiente: não foram encontrados insetos em oito das dez residências submetidas ao controle.

Entre os artigos brasileiros, destaca-se o produzido pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, que avaliou a sinergia entre 13 drogas antimicrobianas e oito extratos de plantas comumente utilizadas pela medicina popular e verificou in vitro a equivalência de resultados entre todas as substâncias testadas. Já o estudo da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, comparou, em relação a outras técnicas convencionais, a eficácia do uso da técnica de PCR no diagnóstico de leishmaniose tegumentar americana usando material de raspado de lesão

Pesquisadores do  Instituto Oswaldo Cruz (IOC) assina m dois trabalhos. Um, desenvolvido pelo Departamento de Virologia do IOC em parceria com o Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia, avaliou a infecção precoce e assintomática por hepatite A no Rio de Janeiro com o objetivo de analisar fatores de risco e determinar os genótipos circulantes. A evolução assintomática é o principal desafio ao controle da doença e o acompanhamento de 418 crianças atendidas pelo Hospital reiterou a importância da vacinação precoce. O outro estudo, realizado também pelo Departamento de Virologia, desta vez em parceria com o Departamento de Imunologia do IOC e com o Departamento de Clínica Médica do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), examinou a ativação do sistema imunológico durante a infecção pelo vírus da dengue, cujo mecanismo ainda é pouco conhecido por especialistas.

Esta edição conta ainda com artigos sobre a eficácia de um moluscicida  no controle da esquistossomose em Camarões, na África, com ênfase na porção sahariana do país, onde estão concentradas as áreas de maior prevalência da doença; o uso da caracterização molecular de Leptospira sp ., agente etiológico causador da leptospirose, como uma ferramenta de interesse para a saúde pública; a co-infecção por enterovírus B19 e HIV/AIDS; e a identificação, na Argentina, de fatores relacionados à toxocaríase em comunidades rurais. Tuberculose bovina, vírus sincicial respiratório e difteria também são tema de artigos.

O conteúdo das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é gratuito e está disponível online em http://memorias.ioc.fiocruz.br

Bel Levy
19/07/06


 

Volta