Livro organizado por pesquisador do IOC concorre ao Prêmio Jabuti

Projeto idealizado na década de 1970 e consolidado em 2005, o livro Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias, produzido por 279 renomados especialistas e organizado pelo tropicalista José Rodrigues Coura, chefe do Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), acaba der ser indicado ao 48º Prêmio Jabuti e disputa com outros nove títulos a categoria Melhor Livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde. Além de Coura, que organizou o livro de mais de duas mil páginas, diversos especialistas do IOC participaram como autores de capítulos. O resultado é uma obra coletiva, que reúne o conhecimento acumulado por gerações de pesquisadores do Instituto que, desde sua origem, há 106 anos, se dedica intensamente ao estudo das doenças infecciosas e parasitárias.

Gutemberg Brito
O tropicalista exibe orgulhoso o livro, fruto de
um trabalho de mais de 30 anos

São 170 capítulos, divididos em dois grandes volumes, que compõem uma abordagem geral e outra mais específica sobre o tema. “Esse livro foi planejado há mais de 30 anos e somente com a colaboração dos 279 pesquisadores que participam dele, a maioria do IOC, pudemos chegar a este resultado. A obra é certamente a publicação brasileira mais atualizada sobre doenças infecciosas e parasitárias e é referência também para a literatura internacional”, Coura avalia.

O primeiro volume, de caráter mais geral, relaciona em 40 capítulos o binômio parasito-hospedeiro às doenças infecciosas e parasitárias através de diferentes abordagens, guiadas por temas como epidemiologia, entomologia, imunologia, biologia molecular, genética e paleoparasitologia. Também estão contidos nesta seção aspectos da Medicina Tropical, que incluem ectoparasitas e acidentes por animais peçonhentos, além de informações sobre a prevenção das doenças. A parte mais específica refere-se a doenças produzidas por protozoários, helmintos, fungos, bactérias e vírus e apresenta quadro clínico, mecanismos de transmissão, diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle, de acordo com sua importância epidemiológica no país.

A divulgação do resultado final da premiação está programada para o dia 10 de agosto, mas Coura já considera Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias um vencedor. “Ser um dos dez títulos classificados para a etapa final do concurso, entre 1700 obras inscritas, já é um prêmio. Se nosso livro ficar em primeiro, melhor, mas já me sinto satisfeito”, comemora. Também concorre ao prêmio, na mesma categoria, o livro Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: Inovação e Tradição em Saúde, organizado por Nísia Trindade e Marie-Hélène Marchand, publicado pela Editora Fiocruz.

Bel Levy
27/07/06


 

Volta