Última edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz traz 24 artigos científicos

A última edição da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , mais antigo periódico científico da América Latina, traz 24 artigos de autores nacionais e estrangeiros. Os temas incluem malária, leishmaniose, hepatite, rotavírus, HTLV-1, dengue e herpes, entre outros assuntos atuais nas áreas de pesquisa em saúde pública. Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) participam em nove artigos.

Um novo desafio ao controle da malária no Brasil: Infecção assintomática por Plasmodium , artigo de José Rodrigues Coura , Martha Suárez-Mutis e Simone Ladeia-Andrade, pesquisadores do Departamento de Medicina Tropical do IOC, faz uma revisão da evolução da doença no país, aborda os programas de controle e define novos desafios, com foco principal na infecção assintomática que ocorre emergencialmente na região Amazônica. Também de autoria de pesquisadores do IOC, o artigo Detecção e caracterização molecular do grupo de rotavírus A em crianças hospitalizadas no Rio de Janeiro reúne os resultados de um estudo desenvolvido pelo Laboratório de Virologia Comparada em parceria com o Laboratório de Doenças Infecciosas. Pesquisadores do Laboratório de Referência Nacional de Cólera e outras Enteroinfecções Bacterianas, também do IOC, assinam o artigo Freqüência de sorovares e antimicrobianos resistentes no microorganismo Shigella ssp.no Brasil.

Artigos sobre a ocorrência de vírus respiratórios em crianças, a caracterização genética do vírus tipo 3 da dengue e o desenvolvimento de mielopatia associada a casos de HTLV-1 também estão presentes nesta edição, que conta, ainda, com estudos sobre as atividades antibactericidas de extratos de plantas do gênero Clusiaceae. A atenuação da virulência e a variação fenotípica de Paracoccidioides brasiliensis , agente etiológico da mais importante micose sistêmica na América Latina, também é tema de artigo .

12/06/2006