Documentário do IOC ganha prêmio em festival internacional

O documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo, produzido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), acaba de ganhar o segundo lugar no Festival Mfi-Science, em Havana, Cuba. A premiação aconteceu no último sábado, dia 10 de junho. O curta-metragem concorreu com 116 produções audiovisuais de diversos países.

Genilton Vieira, diretor do documentário, recebe o prêmio

O filme retrata em imagens inéditas o ciclo de vida do mosquito vetor da dengue, incluindo os momentos exatos da passagem de larva em pupa e de pupa em mosquito. “Foi a maior emoção da minha vida”, diz Genilton Vieira, diretor do filme premiado e coordenador do setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC. “Quando chamaram o nome do filme no microfone eu fiquei anestesiado. O público gritava Brasil, Brasil, foi emocionante.” Genilton recebeu o prêmio acompanhado pelo editor Leonardo Marcos Perim. Também participou da produção do documentário o músico Rigel Santos Romeu, responsável pela trilha sonora. O filme foi transmitido em rede nacional na televisão de Cuba na última quinta-feira.

Além de ser exibido durante o Festival Mfi-Science,
o documentário foi transmitido em cadeia nacional
na televisão cubana

Segundo Genilton, o documentário surpreendeu porque inova o conceito de filmes científicos tradicionais. “Nosso filme tem uma forma diferente de ver a ciência porque subverte a narrativa mais acadêmica”, avalia. O filme passará a fazer parte da programação dos festivais Mfi-Science no mundo, sendo exibido com o status de filme premiado.

“O primeiro lugar ficou com uma produção espanhola de mais de um milhão de dólares sobre gripe aviária. Perder para um filme assim não é perder, é ganhar”, Genilton diz entre risos, referindo-se ao documentário Gripe Aviaraia: el avanzo em las especies. “Não é como o nosso caso: um computador e uma paixão”, diz. “São pessoas que trabalham com orçamentos altíssimos”, compara. O terceiro lugar ficou para a produção cubana La agricultura urbana em Cuba.

Genilton Vieira
O documentário exibe em imagens inéditas a transformação do Aedes aegypti de larva em pupa e de pupa em mosquito

Além do prêmio, ao qual foi indicado por uma comissão julgadora especializada, e do reconhecimento popular, a equipe do IOC volta para o Brasil com mais motivos para comemorar. “Abrimos caminho para diversas cooperações internacionais, com Cuba e com a Argentina. E ainda recebemos convite para participar do Festival Videomed, em novembro na Espanha”, Genilton enumera.

Raquel Aguiar
13/06/06

Volta