Simpósio discute a resistência a antimicrobianos e drogas quimioterápicas

Entre os dias 24 e 27 de outubro, acontece no Rio de Janeiro o III Simpósio de Resistência aos Antimicrobianos e o I Simpósio de Resistência a Drogas Quimioterápicas. Para esta edição, o evento organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) ampliou sua abordagem e, além da resistência aos antimicrobianos, discute também a resistência a drogas antivirais, antiparasitárias e antifúngicas.

 

Para Dália dos Prazeres Rodrigues, chefe do Laboratório de Referência Nacional de Cólera e outras Enteroinfecções Bacterianas do IOC e integrante da comissão organizadora do evento, a discussão em torno da resistência aos antimicrobianos e drogas quimioterápicas é fundamental para deter sua expansão. “Sem o uso mais sábio e controlado, as drogas empregadas terapeuticamente serão impotentes contra a população microbiana, cada vez mais resistente”, avalia.

A programação inclui mesas redondas e a exposição de trabalhos em forma de pôster. Estão previstas também reuniões do Programa de Monitoramento de Alimentos de Origem Animal, com a participação de representantes de 17 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) e da Rede de Monitoramento de Enteropatógenos e a cerimônia de posse do novo diretor do núcleo brasileiro da Aliança para o uso prudente de antibióticos (APUA, na sigla em inglês), Julival Ribeiro, do Hospital de Base do Distrito Federal.

A expectativa para esta terceira edição é de 700 participantes. “Nos dois eventos anteriores, aproximadamente mil pessoas participaram. Este número deve aumentar para esta edição, já que a abrangência é muito maior”, Dália avalia, ressaltando que estudantes e profissionais dos Lacens terão o valor da inscrição reduzido. “O objetivo é facilitar a participação dos estudantes e dar aos profissionais dos Lacens a oportunidade de discutir os problemas relacionados ao tema”.

Mais informações pode ser obtidas no www.ioc.fiocruz.br/simiii e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (21) 2267-4688 ou pelo email mleventos@mleventos.com.br.

Por Renata Fontoura
22/06/06


 

Volta