Curso inédito capacita para o transporte de material biológico

Entre os dias 22 e 24 de maio, a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio/IOC) realiza o Curso de Transporte de Material Biológico. O treinamento, inédito na Fiocruz, conta com 110 participantes inscritos. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Imer do Brasil, empresa especializada no segmento de embalagens para transporte.

Elaborado com base em informações previamente colhidas para se adequar às necessidades do IOC, o treinamento abordará a regulamentação do transporte de material biológico por via área, o transporte rodoviário de produtos perigosos, o uso de embalagens homologadas e o transporte de animais para laboratório. De acordo com as normas nacionais e internacionais, todos os indivíduos envolvidos no transporte de material perigoso, incluindo o material biológico infeccioso, devem ser capacitados para esta atividade.

Segundo o presidente da CIBio/IOC, Hermann Schatzmayr, o cuidado precisa ser redobrado nos dias atuais. “A questão do transporte de agentes biológicos  sempre constituiu um problema importante. Com a globalização e a possibilidade de atos ilícitos utilizando estes agentes, o assunto tornou-se ainda mais complexo, inclusive em termos de legislação, exigindo uma tomada de posição do IOC na qualificação de nossa comunidade  no assunto”, avalia.

Além de ampliar seus conhecimentos sobre a regulamentação do transporte de material biológico via área com o instrutor de carga perigosa Aluisio Corrêa, os participantes terão a chance de prestar uma prova de certificação sobre o tema. Aqueles que obtiverem nota acima de sete receberão diploma registrado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).

Em função da grande procura, um segundo curso será oferecido até março de 2007. “Tendo em vista sua importância e atualidade, a demanda da comunidade foi muito alta e muitas pessoas não puderam ser atendidas agora. Por isso, o curso será repetido assim que possível”, Schatzmayr finaliza.

 

Por Renata Fontoura
18/05/2006

Volta