IOC completa 106 anos de produção científica para a saúde brasileira

São 69 laboratórios de pesquisa, que a cada ano publicam mais de 300 artigos científicos indexados em importantes periódicos especializados. Quem se depara com a produção científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) não imagina como esta trajetória teve início. Há 106 anos, um pequeno grupo de pesquisadores assumiu o desafio de estabelecer no Brasil a produção de vacinas para combater epidemias devastadoras, tendo como ponto de partida nada mais que a coragem e as instalações de uma antiga fazenda desapropriada nos arredores do Rio de Janeiro.

O então Instituto Soroterápico Federal, criado em 1900 sob coordenação científica de Oswaldo Cruz, superou o propósito original. O sanitarista viu incompleto o sonho de construir uma escola de medicina experimental num castelo das mil e uma noites. Morreu em 1907, um ano antes do término da construção do Castelo Mourisco, que até hoje simboliza a grandiosidade do Instituto – um centro de pesquisas diversificado, dedicado à solução de problemas de saúde pública da realidade brasileira.

arquivo/COC e Gutemberg Brito
Instalações da fazenda desapropriada(esq) onde tiveram início as atividades do Instituto Soroterápico Federal, que em 1908 ganharia o nome de Instituto Oswaldo Cruz. em 1905 teve início a construção do castelo que hoje é sede e símbolo do IOC.

Além da atuação em pesquisa, o IOC reúne 24 serviços de referência de âmbito regional, nacional e internacional, dedicados ao diagnóstico de doenças infecciosas e genéticas e o controle de vetores. Entre as coleções científicas preservadas pelo Instituto, estão algumas das mais antigas e completas da América Latina, como a Coleção Entomológica, iniciada por Oswaldo Cruz. O IOC atua, ainda, na assistência de referência nas áreas de hanseníase e hepatites virais, além de formar cientistas e capacitar técnicos através da atuação na educação profissional e de pós-graduação.

Uma programação especial comemora esta jornada, iniciada no dia 25 de maio de 1900 e assumida por sucessivas gerações de pesquisadores.

Dia 25 (quinta-feira)

10h

A mesa-redonda Cooperação para a Integração Institucional discute a parceria do Instituto com outras Unidades da Fiocruz.
Política de cooperação institucional em pesquisa da Fiocruz
Reinaldo-Guimarães, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz
As diversas dimensões da cooperação no Instituto Oswaldo Cruz
Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC
O CDTS como instrumento de integração institucional para o desenvolvimento tecnológico
Carlos Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz
Local: Auditório do Pav. Arthur Neiva.

11h40

Assinatura do Termo de Cooperação do IOC com as Unidades da Fiocruz e Assinatura da Portaria IOC de criação da Coordenação e da Comissão Interna de Cooperação Institucional.
Local: Auditório do Pav. Arthur Neiva.

Dia 26 (sexta-feira), às 10h

Em edição especial, o Centro de Estudos percorre o tema O nascimento da Fiocruz na região de Manguinhos .
Contribuição ao estudo da história do subúrbio do Rio de Janeiro: as freguesias de Inhaúma e Irajá
Joaquim Justino, historiador da Universidade Gama Filho
A Formação do Campus da Fiocruz em Manguinhos: 1900 – 2000
Renato da Gama Rosa, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC)
Coordenação de Ricardo Lourenço, vice-diretor do IOC.
Local: auditório do Pav. Arthur Neiva.
Confira reportagem no site do Centro de Estudos

Dia 29 (segunda-feira), a partir das 10h

O setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC apresenta documentários científicos na Semana do Patrimônio, realizada em comemoração aos 20 anos da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e aos 106 anos da Fiocruz.
Local: Praça Pasteur, nos fundos do Castelo.

Dia 31 (quarta-feira), às 9h30

Inauguração das instalações do IOC no Pavilhão 108 pelo presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e Fernando Carvalho, diretor da Dirac.

Dia 1º de junho (quinta-feira), às 10h

Abertura da exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde , parceria entre COC, CICT e IOC integrada à Semana do Patrimônio.

Local: Sala 307 do Castelo Mourisco.

 


23/05/2006

Volta