Inauguração do Pavilhão 108 e abertura de exposição
encerram comemorações dos 106 anos do IOC nesta quinta-feira

As comemorações dos 106 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) serão encerradas nesta quinta-feira, dia 1º de junho, com a inauguração do Pavilhão 108 e a abertura da exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde , parceria entre Casa de Oswaldo Cruz (COC), Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) e IOC. A data da inauguração do Pavilhão 108, programada para acontecer nesta quarta-feira, dia 31 de maio, foi alterada a pedido da presidência da Fiocruz, uma vez que o presidente Paulo Buss recebe o Ministro da Saúde em evento fora do campus de Manguinhos.

Gutemberg Brito

Com a inauguração das instalações do Pavilhão 108,
o IOC passa a contar com 15 prédios

A inauguração das novas instalações do Pavilhão 108 acontece às 9h, em cerimônia com a presença do presidente da Fiocruz e do diretor da Diretoria de Administração do Campus (DIRAC), Fernando Carvalho. Com ambientes dedicados ao Ensino, à Coordenação de Programas Horizontais de Pesquisa, ao Serviço de Atendimento ao Diagnóstico de Hepatites e a laboratórios dos Departamentos de Imunologia, Entomologia, Protozoologia e Bacteriologia, o pavilhão anteriormente ocupado pelo Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e cedido ao IOC passa a funcionar como um prédio de apoio, contribuindo para solucionar provisoriamente importantes problemas de espaço físico do Instituto enquanto outros prédios são reformados ou construídos.

A abertura da exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde acontece a partir das 10h, na sala 307 do Castelo Mourisco. Integrada à Semana do Patrimônio, a exposição destaca a contribuição científica da Fundação através do resgate do patrimônio material. A mostra reúne espécimes das Coleções Científicas do IOC e conta com curadores do Instituto nesta área.

As comemorações dos 106 anos do IOC tiveram início no dia 25 de maio – data que marca o início das atividades do então Instituto Soroterápico Federal, em 1900, que em 1908 ganharia o nome Instituto Oswaldo Cruz – com a mesa-redonda Cooperação para a Integração Institucional, que discutiu a parceria do Instituto com outras unidades da Fiocruz. Participaram Reinaldo-Guimarães, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz; Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC; e Carlos Morel, coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz (CDTS). No mesmo dia foi assinado o Termo de Cooperação do IOC com as unidades da Fiocruz e foi criada a Coordenação de Cooperação Institucional.

Em edição especial, no dia 26 de maio, o Centro de Estudos, realizado em parceria com a COC, percorreu o tema O nascimento da Fiocruz na região de Manguinhos. O prof. Joaquim Justino apresentou a palestra Contribuição ao estudo da história do subúrbio do Rio de Janeiro: as freguesias de Inhaúma e Irajá; e o pesquisador da COC Renato da Gama Rosa discutiu A Formação do Campus da Fiocruz em Manguinhos: 1900 – 2000.


31/05/2006

Volta