Especialistas do IOC participam de congresso sobre Medicina Tropical

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) participam como convidados do XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O evento, que reúne a comunidade científica nacional e internacional entre os dias 4 e 8 de março, no Piauí, discute questões atuais e perspectivas futuras desta área do conhecimento. Temas como síndromes clínicas infecciosas e o direito à propriedade intelectual versus a necessidade de drogas para populações empobrecidas fazem parte do debate.

Aspectos atuais da doença de Chagas, sua incidência na Amazônia e os programas de controle da esquistossomose no Brasil são os temas apresentados por José Rodrigues Coura , chefe do Departamento de Medicina Tropical do IOC e membro da Comissão Científica Nacional do congresso. "Além do prestígio do Instituto, os nossos 50 anos de experiência no campo da doença de Chagas e da esquistossomose tornam especial nossa participação em um evento deste porte", Coura comemora.

O virologista José Paulo Leite, chefe do Laboratório de Virologia Comparada do IOC, é o convidado da mesa-redonda Rotavírus: O futuro é bom. "Apresento a estrutura do vírus, os métodos diagnósticos e a epidemiologia no Brasil e nas Américas em geral. Para completar, mostro quais os genótipos circulantes, a prevalência de um e outro e qual o impacto deste quadro na introdução de uma vacina", o pesquisador adianta.

Também são convidados do evento os pesquisadores Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro, chefe do Departamento de Imunologia do IOC, e Ricardo Galler, que atua em parceria com Bio-Manguinhos na pesquisa para produção de vacinas para dengue. Além de contribuir com a presença de convidados em palestras e mesas-redondas, tradicionalmente o congresso conta com ampla participação de pesquisadores do Instituto.

A vice-diretora Claude Pirmez irá ao evento especialmente para representar o IOC no lançamento do livro Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. O livro, mais atual compêndio de referência na área, possui mais de 2 mil páginas distribuídas em dois volumes e conta com a contribuição de vários pesquisadores do Instituto.

Por Renata Fontoura
07/03/2006

 

Volta