No Dia Internacional da Mulher, primeira diretora do IOC inaugura curso do Cict

Foi a partir de declarações de mulheres como Marie Curie, Indira Gandhi, Gabriela Mistral e Cora Coralina que a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a pesquisadora Tania Araújo-Jorge, primeira mulher a ocupar o cargo de direção do Instituto, ministrou hoje a aula inaugural do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde do Centro de Informação de Ciência e Tecnologia (Cict) da Fiocruz.

Peter Ilicciev
Em 106 anos de existência, está é a primeira vez em
que o IOC tem uma mulher na direção.

  Com o objetivo de apresentar as interfaces entre Ciência, Informação e Comunicação, percebidas pela cientista ao longo de sua carreira, Tania discursou sobre a importância da implementação de uma política de informação e comunicação numa instituição científica de importância nacional como o IOC. Para tal, a diretora do Instituto apresentou informação e comunicação como ferramentas imprescindíveis à inovação e à interface com a sociedade e destacou-as como estratégia de identidade da atual gestão do IOC.

“A interface com a sociedade é fundamental para que o conhecimento científico ultrapasse as barreiras dos institutos de pesquisa e atinja toda a sociedade”, Tania destaca. “Exemplos disso são projetos de popularização da ciência como o Museu da Vida, em que o conhecimento científico chega a crianças e adolescentes de maneira divertida e informal”, finaliza. Um resumo da trajetória do trabalho como pesquisadora em doença de Chagas, até os resultados obtidos com a implantação do programa de Educação Cientifica no IOC, e a construção da política de informação e comunicação do IOC baseado em consulta à comunidade foram os eixos trabalhados na aula inaugural.

Por Bel Levy
09/03/2006

Volta