Virologista do IOC que coordenou o isolamento do vírus da dengue no Brasil é indicado para a Academia Brasileira de Ciências

O virologista Hermann Schatzmayr, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) há 46 anos, acaba de ser indicado para a Academia Brasileira de Ciências. Atual coordenador da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Schatzmayr era chefe do Departamento de Virologia do IOC quando o Instituto isolou o vírus da dengue pela primeira vez no Brasil, em 1986. Naquele momento era isolado o vírus tipo 1. Quatro anos mais tarde, também sob coordenação do pesquisador, foi isolado o vírus do tipo 2 e, em 2001, o tipo 3.

Schatzmayr formou-se médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1957 e dedica-se à pesquisa em virologia desde sua graduação. Trabalhou inicialmente com poliomielite, depois com enteroviroses e, finalmente, em dengue. O pesquisador foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz entre 1990 e 1992.

Criada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências é uma das principais comunidades científicas do país. Atualmente, reúne seus membros em dez áreas especializadas: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia e Ciências Humanas. A última seleção de novos membros aconteceu em junho de 2005.

Por Raquel Aguiar
13/03/2006

Volta