Aids foi tema de seminário ministrado pelos pesquisadores David Watkins e Mario Stevenson

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com o apoio do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde, realizou o Seminário Avançado sobre Patogênese em HIV/AIDS entre os dias 23 e 27 de outubro. O seminário foi ministrado pelos renomados pesquisadores David Watkins, do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), e Mario Stevenson, diretor do Centro para Pesquisa em AIDS da Escola de Medicina de Massachusetts (EUA).

Membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa de Vacina de Aids (AVRWG), David Watkins é considerado a maior autoridade mundial em imunologia de modelos animais de vacinas anti-HIV. Integrante do Programa de Medicina Molecular do Centro Médico da Universidade de Massachusetts, Mario Stevenson estuda a função viral de genes acessórios e a estrutura de proteínas virais do HIV para entender os efeitos patogênicos da infecção.

Estima-se que aproximadamente 40 milhões de pessoas vivam com Aids no mundo, sendo a África Subsaariana a região mais afetada, com dois terços do total mundial (25,4 milhões de pessoas infectadas). Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que 403 mil pessoas estejam infectadas pelo HIV no Brasil – sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, que concentram 80% dos casos – e 172 mil óbitos por Aids foram registrados até dezembro de 2004.

Confira a cobertura diária dos debates:

Dos microbicidas à análise dos impactos econômicos, pesquisadores debatem os desafios da AIDS em seminário 23.10

Proteínas envolvidas na replicação do HIV apontam novos alvos terapêuticos 24.10

Escape viral é tema de debate em seminário sobre patogênese do HIV 25.10

Resistência do HIV a medicamentos é tema de simpósio sobre patogênese da AIDS 26.10

Debate sobre desenvolvimento de vacina encerra seminário sobre patogênese do HIV 27.10

 



01/11/2006

 

Volta