Resistência a antimicrobianos reuniu especialistas em simpósio 

O III Simpósio de Resistência aos Antimicrobianos - I Simpósio de Resistência a Drogas Quimioterápicas , organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) entre os dias 24 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro, reuniu especialistas nacionais e estrangeiros para discutir temas de amplo impacto na saúde pública mundial. O papel dos alimentos na veiculação da resistência antimicrobiana, a resistência viral em pacientes portadores do vírus HIV e hepatites e a busca de tratamentos alternativos aos antibióticos foram alguns dos principais assuntos discutidos.

Participaram personalidades de peso no cenário científico mundial, como a pesquisadora Lai King Ng, diretora da Agência de Saúde Pública do Canadá, que discutiu a resistência antibiótica de bactérias que provocam doenças sexualmente transmissíveis e apresentou a experiência canadense no controle da bactéria Salmonella, e Gabriel Schmunis, representante da Organização Pan-Americana de Saúde, além de representantes da ANVISA e do Ministério da Agricultura.

Confira a cobertura completa dos quatro dias do evento e entrevistas exclusivas com alguns dos convidados:

Simpósio científico alerta para a crescente resistência de microorganismos a medicamentos 24.10

Alerta sobre o uso indiscriminado de antibióticos é consenso em simpósio 25.10

Diretora do Programa Nacional de Bacteriologia e Doenças Entéricas do Canadá esclarece questões sobre resistência antimicrobiana 06.11

Pesquisador ressalta desafios colocados pela resistência bacteriana a antibióticos 06.11



01/11/2006

 

Volta