Agentes comunitários são formados por projeto do IOC

Durante sete meses, 24 moradores da colônia Juliano Moreira se reuniram aos sábados para participar do curso de capacitação de agentes comunitários, promovido por um grupo de trabalho formado por pesquisadores do Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) no campus da Fiocruz em Jacarepaguá. A cerimônia de formatura da primeira turma do curso aconteceu no último dia 28.

“O objetivo é formar multiplicadores para que as informações sobre saúde e meio ambiente possam chegar até a comunidade de forma simples e clara”, explica o pesquisador Julio Vianna Barbosa, coordenador do projeto que integra o Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP-SUS). O controle das infestações de piolho, a prevenção de doenças como a AIDS e a identificação da poluição em rios e córregos através de bioindicadores, foram alguns dos temas trabalhados durante a capacitação. 

A dona de casa Laudicéia dos Santos Faria, de 43 anos, é uma das agentes comunitárias formadas pelo curso. “Aprendi muitas coisas que ainda não sabia. Para mim, será importante repassar meu conhecimento na minha comunidade, que é tão carente de informações sobre saúde”, declara a formanda.

“Os resultados da capacitação já começam a aparecer: algumas alunas do curso foram convidadas por uma escola local para palestrarem sobre o controle e prevenção da infestação por piolhos”, comemora Julio. Para ele, o desafio a ser enfrentado é o de fomentar projetos que insiram estes agentes comunitários. “É necessário criar possibilidades para que estes agentes atuem de forma direcionada, com a orientação de pesquisadores. Assim, eles poderão demonstrar o potencial adquirido no curso e os desdobramentos serão fundamentais na promoção da saúde pública”, finaliza.

Renata Fontoura
09/11/06