Nova edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz reúne artigos científicos inéditos

A edição de setembro das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz traz 20 artigos científicos inéditos, incluindo nove artigos estrangeiros que abordam importantes problemas de saúde pública brasileiros, como dengue e tuberculose. Dentre eles, estão uma pesquisa iraniana sobre a resistência da Mycobacterium tuberculosis à rifampicina, antibiótico utilizado no tratamento da doença, e um estudo venezuelano sobre a estrutura genética da população de Aedes aegypti no país.

Um artigo indiano comprovou a propriedade bactericida de folhas e sementes da planta Argemone mexicana , originária do México e popularmente conhecida como cardo-santo ou figueira-do-inferno e outro, colombiano, indicou as espécies Anopheles rangeli e Anopheles oswaldoi como vetores naturais do plasmódio, agente etiológico da malária, no sul do país. Entre os artigos publicados pelo IOC nesta edição das Memórias , destaca-se um estudo realizado em parceria pelo Departamento de Virologia do Instituto, o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, do Rio de Janeiro, que determinou o perfil molecular do vírus da hepatite B em 44 pacientes co-infectados pelo HIV-1, com anticorpos para hepatite B, com ou sem outros marcadores sorológicos para o vírus - 70% dos pacientes estavam submetidos ao tratamento por lamivudina como componente da terapia anti-retroviral. Como resultado, os pesquisadores detectaram a alta prevalência de infecção oculta por hepatite B e baixa resistência à lamivudina.

Instituições de pesquisa brasileiras publicaram 11 artigos sobre agravos como hepatites, tuberculose e doença de Chagas, além de esquistossomose e helmintoses. A edição online das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz está disponível em http://memorias.ioc.fiocruz.br/101(6).html