Força de trabalho ociosa de computadores pessoais acelera comparação de genomas

A união faz a força. É este lema, motor do trabalho em equipe, a base do projeto Comparação de Genomas, uma iniciativa inovadora idealizada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e colocada em prática por uma parceria entre a Fiocruz e a empresa de tecnologia da informação IBM, que aproveita a força de trabalho ociosa de computadores pessoais para aprimorar e acelerar a interpretação de dados biológicos extraídos dos mais de 400 genomas já identificados no mundo.

O processamento de dados por múltiplos computadores interligados em rede é uma estratégia tecnológica amplamente utilizada em diversas áreas do conhecimento e o projeto Comparação de Genomas inova ao aplicar esta tecnologia à área da saúde. Através de um programa simples, fácil e seguro, qualquer pessoa que utilize um computador – em casa ou no trabalho – poderá contribuir para o desenvolvimento de pesquisas importantes para a promoção da saúde humana ao doar parte da força de trabalho de sua máquina para análise automática dos dados biológicos expressos por genomas já descritos. Isso tudo sem comprometer o desempenho do computador.

Ana Limp/CCS Fiocruz
Win Degrave, pesquisador do IOC, apresenta a dinâmica do
projeto Comparação de Genomas

O World Community Grid é um programa de responsabilidade social da IBM que abriga outros três projetos que utilizam a mesma tecnologia. O projeto Comparação de Genomas é o quarto do mundo – o primeiro fora dos Estados Unidos. Com ele, pesquisadores poderão comparar todos os genomas já identificados em apenas dois meses, trabalho que levaria anos se realizado por métodos convencionais. A tecnologia também tornará mais simples a revisão e a atualização do banco de dados genômico, na medida em que novas seqüências forem disponibilizadas pelos cientistas, e permitirá o aprofundamento do estudo das funções de proteínas preditas.

“Para participar do projeto, o computador precisa ter disponível somente 60MB de memória RAM, 20MB de espaço livre no disco fixo e conexão à internet, por modem ou banda larga, de pelo menos 160MHz – uma configuração muito simples. Uma vez interligado à rede, o computador executa tarefas durante o período de tempo em que está ocioso e ajuda a acelerar o andamento de pesquisas”, apresenta o químico Wim Degrave, coordenador do projeto e chefe do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do IOC. “Essa tecnologia poupa anos de pesquisa e por isso é importante que o maior número possível de computadores participe da rede. Com esse sistema, um dia de trabalho em rede pode poupar 81 anos de pesquisa”, ressalta.

Para participar, basta baixar o programa em www.worldcommunitygrid.com e seguir as instruções na tela. A utilização do aplicativo não prejudica o desempenho do computador, pois é executado sempre como última prioridade, quando estiver ocioso. A conexão à internet é necessária somente para o recebimento de tarefas e o envio de resultados.


Bel Levy
23/11/06