Exposições integram beleza e informação
para divulgar conhecimento científico sobre insetos

Insetos podem ser assustadores. Mas também podem ser surpreendentemente belos e bastante didáticos. É essa realidade, distante do senso comum da população, que o Laboratório da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC) pretendem divulgar com as exposições Insetos: a explosão estética da biodiversidade e Conhecendo a história da ciência através de insetos , que de 30 de novembro a 15 de dezembro farão parte do circuito dos visitantes no campus da Fiocruz (Av. Brasil, 4365 - Rio de Janeiro).

Composto por material coletado desde as primeiras expedições científicas realizadas por pesquisadores do IOC pelo Brasil no início do século 20, o acervo da mostra Insetos: a explosão estética da biodiversidade estará à disposição da curiosidade do público na varanda do 2º andar do Castelo Mourisco. Já na mostra Conhecendo a história da ciência através dos insetos , na sala 307 do Castelo, os visitantes serão apresentados às 12 Coleções Históricas do IOC, que homenageiam pesquisadores eméritos do Instituto que contribuíram para a composição do acervo da Coleção Entomológica. Entre eles, estão os entomólogos Herman Lent, Hugo de Souza Lopes e Sebastião José de Oliveira , cassados durante o Regime Militar, no episódio conhecido como Massacre de Manguinhos. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

A cerimônia de abertura das exposições será realizada amanhã, dia 28 (terça-feira), com a realização de dois debates, a partir das 9 horas, no auditório do Pavilhão Arthur Neiva. Primeiro, o pesquisador Márcio Félix, da Coleção Entomológica do IOC, apresentará a palestra Coleção Entomológica & Biodiversidade , que será seguida da discussão do tema pelos pesquisadores Gabriel Mejdalane, do Museu Nacional da UFRJ, e Nelson Ferreira Junior, do Instituto de Biologia da UFRJ. Na seqüência, Márcio Rangel, do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), apresentará Coleção Ent o mológica & História da Ciência , que impulsionará o debate dos pesquisadores Luiz Fernando Ferreira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), e Danielle Grynszpan, do Laboratório de Imunomodulacao e imunoregulacao