Oficinas de Ciência e Arte para divulgação científica movimentam
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no castelo de Manguinhos

Com o tema Criatividade & Inovação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 16 a 23 de outubro, movimenta todo o país com atividades voltadas para a divulgação científica, mobilizando a população em torno de temas relacionados à ciência e à tecnologia. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) integra a iniciativa com a realização de dez oficinas de ciência e arte projetadas para desenvolver materiais, metodologias e recursos humanos para divulgação científica. Através de diferentes manifestações artísticas – como literatura, cinema, teatro, desenho, pintura, modelagem e música – as oficinas trabalharão conceitos gerais de ciência, tecnologia e saúde para demonstrar como a construção do conhecimento pode ser divertida.

Desenho de Leonardo da Vinci (1510-12) retrata a gestação de bebê dentro do útero. Da Vinci é até hoje destacado como ícone da integração entre ciência e arte.

As oficinas serão realizadas de 16 a 20 de outubro, de 9h às 12h e de 14h às 17h, na sala 117 do Castelo Mourisco, em Manguinhos. São oferecidas 15 vagas por oficina e as inscrições devem ser feitas pelo email  cienciaearte@ioc.fiocruz.br até o dia 17 de outubro. A participação é gratuita.

Confira a programação:

Dia 16

9h às 12h: Criatividade, Arte e Ciência

Introdução ao tema de ciência e arte para educadores. Serão realizados exercícios de reflexão sobre o perfil de artistas e cientistas e sobre as ferramentas por eles utilizadas para estimular a imaginação e a criatividade, como observar, evocar imagens, abstrair, reconhecer e formar padrões, estabelecer analogias, pensar com o corpo, ter empatia, pensar de modo dimensional, criar modelos, brincar, transformar e sintetizar.

Coordenação: Tania Araújo-Jorge, diretora do IOC

14h às 17h: Vivências Teatrais

Aplicação da linguagem teatral para o diálogo entre profissionais de diferentes áreas que compartilham objetivos educacionais específicos, como a promoção da saúde e a prevenção de doenças. A linguagem teatral estabelece relação com a inventividade da ciência e permite ação e reação espontâneas dos participantes.

Coordenação: Denise Figueira de Oliveira , mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC, e Cinthia Mendonça, diretora teatral formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Dia 17

9h às 12h: Saúde, Alegria e Palhaçadas

Utiliza a figura do palhaço para trabalhar uma nova abordagem sobre o mundo e buscar alternativas para a transformação humana e social. O objetivo é sensibilizar o público para uma nova proposta de relação com o meio através de vivências e brincadeiras.

Coordenação: Marcos Vinícius Campos, doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC

14h às 17h: Ateliê da Saúde

O projeto Ateliê da Saúde é realizado com pacientes internados ou vinculados a tratamentos ambulatoriais e propõe atividades de artes plásticas para expressão de sentimentos relativos a expectativas e angústias sobre os quadros clínicos. A oficina reunirá educadores que participam do projeto para troca de experiências e realizará com os participantes atividades similares às desenvolvidas com os pacientes.

Coordenação: Márcia Franco, mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC

Dia 18

9h às 12h: Ciência, Tecnologia e Saúde nas Historias em Quadrinhos

Apresentação e discussão de histórias em quadrinhos com conteúdo crítico em relação ao campo de ciência e tecnologia. Filmes de animação também podem ser utilizados.

Coordenação: Claudia Kamel, mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC, e Lucia de La Rocque , pesquisadora do IOC

14h às 17h: Espaço, Criação e Alegria

Trabalha novos pensamentos e possibilidades de transformação do espaço físico através de exercícios práticos e reflexões sobre aspectos de empatia com o ambiente e objetos, localização no espaço, formas de representação, funções e usos dos objetos. É conduzida por um mediador e documentada por registro fotográfico, pela gravação de depoimentos e pela coleta dos desenhos produzidos pelos participantes.

Coordenação: Elio Grossman, doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC

Dia 19

9h às 12h: Ciência e Música

Apresentação do trabalho de um cientista-músico, de sua trajetória pessoal e experiências musicais específicas, integrando os participantes em um debate sobre a relação entre ciência e música.

Coordenação: Marcos Vinícius Campos, doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC

14h às 17h: Bio-Arte

A oficina refere-se ao olhar que cada indivíduo pode estabelecer ao observar imagens de estruturas celulares e como é possível transpor esse olhar do campo emocional para o concreto, a partir de ferramentas artísticas. Os suportes materiais utilizados são tintas naturais e artificiais, pincéis, massa de modelar e materiais de fácil aquisição para construção de modelos tridimensionais.

Coordenação: Rosane Meirelles, pesquisadora do IOC

Dia 20

9h às 12h: Ficção Científica, Ciência e Gênero na Literatura e no Cinema

Discussão em pequenos grupos de textos e filmes de ficção científica. Os resultados são levados a um debate amplo, para o estabelecimento de um consenso sobre os conceitos de ciência e saúde divulgados pelas obras abordadas.

Coordenação: Cilmar Castro, mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo IOC, e Lucia de La Rocque , pesquisadora do IOC

14h às 17h: Galileu e a Ciência

Leitura de trechos do texto Galileu Galilei , de Brecht, e discussão de aspectos científicos, metodológicos e éticos da ciência.

Coordenação: Cinthia Mendonça, diretora teatral formada pela UFRJ

 

Bel Levy
11/10/2006

 

Volta