IOC pré-aprova 20 projetos em edital que apóia estudos sobre doenças negligenciadas

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) aprovou 20 projetos na primeira fase do edital do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde para o apoio a pesquisas relacionadas ao estudo de doenças negligenciadas, realizado em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o objetivo de formular, implementar e avaliar ações públicas voltadas para a melhoria das condições da saúde da população brasileira e superar desigualdades regionais e socioeconômicas, o edital contemplou temáticas como dengue, doença de Chagas, hanseníase, leishmaniose e malária. Foram submetidas 180 propostas. Destas, 20,5% das aprovadas na primeira etapa, incluindo as do IOC, são da Fiocruz. Agora os pesquisadores estão correndo para preparar seus projetos definitivos e obter a aprovação final.

Gutemberg Brito
A doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, é uma das temáticas contempladas pelo edital

Um dos projetos aprovados no edital conta com uma rede de cooperação formada por grupos localizados em regiões onde a hanseníase é endêmica - como Rio de Janeiro, Ceará, Amazonas, Pará e Rondônia - para implementar ferramentas de controle da doença em unidades públicas de saúde. “O objetivo é identificar fontes de transmissão e caracterizar os grupos com maior risco de desenvolver a doença através da avaliação de alguns parâmetros, como a positividade sorológica para anticorpos anti-PGL-I e a detecção de M. leprae através de PCR em muco nasal”, conta Maria Cristina Vidal Pessolani, pesquisadora do Laboratório de Microbiologia Celular do IOC. “O apoio financeiro certamente favorecerá a formação de redes de cooperação com grupos de outras regiões do país e a implementação de testes em desenvolvimento nos laboratórios de pesquisa”, complementa.

Outra proposta aprovada tem como tema a doença de Chagas e será desenvolvida no município de Oriximiná, localizado a noroeste do estado do Pará. O objetivo é realizar o levantamento da e estudar a fauna de triatomíneos da região, avaliando os aspectos ecológicos que envolvem o ciclo de transmissão do parasito Trypanosoma cruzi . “O trabalho visa também a formação de recursos humanos e o esclarecimento da população, seguindo o mesmo procedimento utilizado por nosso grupo nas regiões norte, nordeste e sudeste”, acrescenta Teresa Cristina Monte Gonçalves, pesquisadora do Setor de Morfologia e Ultraestrutura de Artrópodes, do Departamento de Entomologia.

Gutemberg Brito
Aprovados nesta primeira fase, os 20 projetos do IOC contribuirão para o controle de doenças negligenciadas no Brasil

Também tiveram seus projetos aprovados no edital os pesquisadores Alberto Martín Rivera Dávila, Alexandre Afrânio Peixoto, Claire Fernandes Kubelka, Claude Pirmez, Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro , Dalma Maria Banic, Denise Valle, Elizabeth Ferreira Rangel, Hermann Gonçalves Schatzmayr, José Rodrigues Coura , Octavio Fernandes da Silva Filho, Ortrud Monika Barth Schatzmayr, Philip Noel Suffys , Salvatore Giovanni De Simone, Solange Lisboa de Castro, Tania de Araújo-Jorge e Wim Degrave.

 

Renata Fontoura
15/09/2006


 

Volta