IOC realiza curso internacional de genômica comparativa e bioinformática

Está ocorrendo desde o último domingo, 8 de abril, o World Practical Course on Comparative Genomics, uma parceria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) com a European Molecular Biology Organization (EMBO). O curso, que vai até 14 de abril, é organizado pelo pesquisador Alberto Dávila, do Laboratório de Biologia Molecular de Tripanossomatídeos do IOC, e conta com a co-organização dos pesquisadores James McInerney (National University of Ireland Maynooth), Guilherme de Oliveira (CPqRR/FIOCRUZ), Maria Luiza Machado Campos (DCC/NCE, UFRJ), Maria Claudia Cavalcanti (IME) e Marta Mattoso (UFRJ).

 

Gutemberg Brito
img

O curso prático é voltado para pesquisadores das ciências biológicas e exatas ou da computação que tenham tido algum contato mínimo com a bioinformática. Os 20 selecionados participarão até o próximo sábado de 10 palestras e divesrsas aulas práticas. Do total de alunos, 6 são brasileiros e 14 são estrangeiros, oriundos da Europa, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e México. Entre os palestrantes estão Mar Alba (Pompeu Fabra University, Espanha), Christine Orengo (University College London), Erik Sonnhammer (Center for Genomics and Bioinformatics, Karolinska Institute, Suécia).

Alberto explica que, dentro da linha de pesquisa aprovada pelo CNPq para o tema, pesquisadores de cinco instituições – IME, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UNIRIO, Universidade Federal de Santa Catarina e o IOC – começaram a desenvolver uma plataforma multi-usuário de genômica comparativa. “Esse projeto trouxe muitos benefícios. A partir daí surgiu nossa plataforma (http://www.biowebdb.org), que agrega todas as iniciativas do consórcio”, afirma. “Uma das ferramentas dessa plataforma é um sistema denominado GARSA, desenvolvido pelos parceiros. A plataforma fica fisicamente no IOC e atualmente sou o administrador”, Alberto completa.

Alberto explica que o curso em parceria com a EMBO é uma entre as várias iniciativas do consórcio. “Um dos itens que havíamos previsto no projeto é a formação de recursos humanos. O primeiro passo foi a oferta de uma disciplina em um curso stricto sensu, no mestrado e doutorado de Biologia Celular e Molecular no IOC”, Alberto destaca. Outra iniciativa foi a oferta da disciplina de bioinformática como matéria eletiva para os alunos de graduação em computação da UFRJ. “Este foi o segundo passo. O terceiro foi a montagem do projeto para realizar este curso internacional de genômica comparativa. Pedimos, então, o apoio da EMBO”, ressalta. “O grupo tem como finalidade não apenas a genômica comparativa de microorganismos patogênicos, o desenvolvimento de softwares para anotação funcional e outros temas da bioinformática, como também se preocupa em oferecer cursos como este com certa regularidade, dependendo do apoio recebido”.

História evolutiva dos organismos

Diogo Tschoeke, monitor do curso, afirmou que os programas utilizados nas aulas práticas são ferramentas que buscam avaliar o que é ensinado nas palestras. “Os programas visam dinamizar as metodologias atualmente utilizadas e comparar diferentes técnicas de análise de seqüência de nucleotídeos, identificação de domínios conservados de alguma região do DNA, alinhamento múltiplo de seqüências de DNA, entre outros”, explica.

Kary Soriano, também monitora do curso e doutoranda no tema, destaca que as ferramentas da bioinformática têm como objetivo reconstruir árvores filogenéticas. “É a reconstrução da história evolutiva de um determinado organismo, utilizando diferentes abordagens. É a reunião das técnicas da estatística, da informática e da biologia em uma plataforma única, de modo a integrar os conhecimentos”, observa. Eduardo Ruback, que também está atuando como monitor do curso, resumiu: “O DNA, o RNA e a proteína são dados biológicos de um organismo. O que as ferramentas da bioinformática fazem é reunir de modo mais eficiente estes dados e transformá-los em uma informação mais detalhada sobre a história evolutiva de um determinado organismo”.

Informações adicionais sobre o projeto estão disponíveis em http://www.biowebdb.org

Gustavo Barreto
13/04/07