Projeto ComCiência na Escola está disponível gratuitamente na internet
Atividades sobre dengue são voltadas para uso em sala de aula

A divulgação do conhecimento científico através de produtos educativos, importante estratégia para a prevenção frente a problemas de saúde pública, acaba de receber novo impulso com a publicação online dos fascículos ComCiência na Escola sobre dengue, editados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Resultado do projeto Dengue: educação como estratégia de prevenção, desenvolvido desde 2004 pelo Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologia Celular do IOC, a coleção ComCiência na Escola consiste em uma série de fascículos educativos destinados a professores dos ensinos Fundamental e Médio para o uso em sala de aula. Além de informações simplificadas sobre dengue e temas relacionados à biologia celular, o material traz sugestões de atividades lúdicas que divertem os alunos e facilitam o aprendizado. A publicação online dos fascículos sobre dengue atende à demanda expansiva de educadores, que em dois anos atingiu mais de 2 mil solicitações – o suficiente para quase esgotar o estoque de fascículos – e amplia as possibilidades de divulgação do material.

“Desde 2005 os fascículos ComCiência na Escola sobre dengue são distribuídos em escolas municipais e estaduais e em eventos de divulgação científica como o Fiocruz Pra Você e o Dia D Contra a Dengue, registrando índices bastante satisfatórios de aceitação. A publicação online do material é um passo importante para o sucesso da iniciativa, que terá acesso – e resultado – ampliados”, comemora Rosane Meirelles, pesquisadora do Laboratório de Biologia Celular do IOC e gerente do projeto.

Rosane ressalta que informações sobre dengue e outros temas relacionados à saúde muitas vezes não chegam às salas de aula em função de uma lacuna entre a pesquisa científica e os livros didáticos – principal fonte de consulta do professor. Daí a necessidade de elaborar e disponibilizar materiais alternativos que levem conhecimento científico atualizado para as escolas. “Ainda existem muitas concepções errôneas sobre a dengue, sobretudo no que diz respeito à morfologia do vetor, às formas de transmissão do vírus e às medidas de prevenção. Os fascículos procuram esclarecer essas questões através de elementos lúdicos que permitem maior interação dos alunos com o tema e facilitam o processo de aprendizagem”, a pesquisadora descreve.

A iniciativa de disponibilizar os fascículos da coleção ComCiência na Escola na internet dá impulso à divulgação dos demais produtos educativos do Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologia Celular do IOC. “Até o final de julho, jogos sobre outros temas de saúde serão finalizados em versão impressa para distribuição em escolas municipais e estaduais e disponibilizados online.  Assim, cada escola poderá adaptar o formato do material a sua realidade local e o resultado será ainda mais efetivo”. Rosane antecipa.

Os fascículos da coleção ComCiência na Escola sobre dengue estão disponíveis no site do IOC, na sessão Produtos Educativos. Para receber o material impresso pelo correio é preciso enviar uma solicitação para comciencia@ioc.fiocruz.br.


Bel Levy
18/04/07