IOC recebe representantes do Ministério da Saúde
de Moçambique para capacitação em biossegurança

Representantes do Instituto Nacional de Saúde do Ministério da Saúde de Moçambique estiveram no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) na última segunda-feira, dia 5, para conhecer a estrutura e as atividades da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do Instituto. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Fiocruz, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Nacional de Saúde do Ministério da Saúde de Moçambique para a transferência de conhecimento em biossegurança para o país africano.

Gutemberg Brito
Durante o encontro com a CIBio/IOC, as representantes do Ministério da Saúde de Moçambique conheceram as diretrizes, estrutura e atividades da gestão em biossegurança do Instituto  com o objetivo de transferir esse conhecimento para o seu país.

“A CIBio do IOC acumula experiências satisfatórias e nosso objetivo é que as medidas aplicadas com sucesso no Instituto sejam adaptadas e aplicadas à realidade de Moçambique”, apresentou Pedro Teixeira , professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e representante da Fundação no convênio. Durante a visita, os representantes do governo moçambicano puderam conhecer a gestão de biossegurança no IOC, definida a partir das diretrizes traçadas pela lei 11.105/05 – que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização para regulação do uso de organismos geneticamente modificados em pesquisas científicas.

A Comissão orienta profissionais que atuam nos laboratórios do Instituto quanto à prevenção e à minimização dos riscos oferecidos por atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e serviços de referência que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. As representantes do Instituto Nacional de Saúde do Ministério da Saúde de Moçambique também receberam o Manual de Procedimentos para a Manipulação de Microorganismos Patogênicos e/ou Recombinantes na Fiocruz e o volume sobre biossegurança publicado na série dos Cadernos de Estudos Avançados do IOC.

Bel Levy
07/02/07