Dengue e HIV são tema de artigos na nova edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Já está disponível a nova edição da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , que traz 14 artigos científicos, além de resenhas de livros e artigos de revisão. Dengue, HIV e esquistossomose são alguns dos temas abordados. Participam do volume pesquisadores de 20 instituições nacionais e sete instituições estrangeiras.

Importantes artigos sobre o tema dengue, produzidos por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), foram publicados nesta edição. Um deles, resultado de uma parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda estudos morfológicos em um modelo de infecção de dengue tipo 2 em camundongos. Já um artigo realizado em parceria entre o IOC e o Instituto Pasteur, da França, mostra que populações do vetor da dengue , Aedes aegypti, no Rio de Janeiro, são altamente diferenciadas no tempo e espaço. Foram analisados neste trabalho populações do mosquito em cinco municípios do Estado do Rio, utilizando, comparativamente, dois marcadores: microsatélites e isoenzimas. Outro trabalho dá destaque ao primeiro caso brasileiro descrito de co-infecção com dengue dos tipos 2 e 3, ocorrido com um paciente no Ceará. O estudo foi feito em parceria entre o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, a Universidade Federal do Ceará e o Laboratório de Flavivírus do IOC.

Dados inéditos sobre a prevalência de subtipos de HIV-1 em pacientes do Espírito Santo são tema de artigo com participação do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular do IOC. Os estudos demonstram que características epidemiológicas e polimorfismo genético do HIV-1 no Espírito Santo são similares ao já observado em outros estados do Sudeste brasileiro. A resistência primária do HIV- 1 a antirretrovirais em pacientes de um centro de referência de Recife é tema de artigo publicado por pesquisadores pernambucanos. Eles avaliaram a prevalência da resistência primária do HIV- 1 a antirretrovirais a partir do estudo em 84 pacientes crônicos infectados com HIV, todos do Nordeste brasileiro, que não haviam recebido tratamento antirretroviral.

Este edição inclui, ainda, uma revisão sobre análise taxonômica de mosquitos anofelinos, vetores de malária na América Latina, empregando espaçadores internos transcritos do DNA ribossomal nuclear, realizada por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e Irvine McGaugh Hall. Já pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa do Egito e da Universidade do Cairo abordam a identificação de um marcador genético associado à resistência à infecção por Schistosoma mansoni , agente etiológico causador da esquistossomose, utilizando fragmentos aleatórios e polimórficos de DNA.

Resenha sobre a terceira edição do Dicionário da Saúde e da Prevenção de seus Riscos , publicada pelo pesquisador emérito da Fiocruz, Luís Rey, ressalta a qualidade da obra, com destaque para as pranchas coloridas, em encarte, que compõem um atlas de anatomia, apresentando as estruturas do corpo humano com efeitos de tridimensionalidade. A edição traz, ainda, um artigo que revê a história da publicação desde a sua criação, pelo então Instituto de Patologia Experimental de Manguinhos, em 1907, e analisa sua evolução até a edição atual, assinado por  José Rodrigues Coura , que deixa a editoria científica da revista após mais de 10 anos.

A edição online das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz está disponível em http://memorias.ioc.fiocruz.br/101(8).html