Catálogo descreve parasitos de peixes da América do Sul

Foi lançado na terça-feira, dia 10, o livro South American Trematodes Parasites of Fishes, de autoria de Anna Kohn, Berenice M. M. Fernandes e Simone C. Cohen, pesquisadoras do Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O livro, editado com auxílio do CNPq, reúne cerca de 500 espécies de trematódeos parasitos de peixes marinhos e de água doce do continente sul americano, com seus hospedeiros, distribuição geográfica, principais medidas e figuras. A obra atualiza e amplia para os demais países da América do Sul o conhecimento sobre os parasitos de peixes referidos no catálogo Trematódeos do Brasil, publicado em 1969 nas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz pelos pesquisadores Lauro Travassos, Teixeira de Freitas e Anna Kohn.

“A importância do livro é reunir todas as publicações referentes a esse grupo de parasitos de peixes, além de agregar informações de trabalhos publicados em revistas de difícil acesso”, sintetiza a pesquisadora Anna Kohn, acrescentando que outras publicações sobre os trematódeos parasitos dos demais vertebrados estão sendo desenvolvidas pela equipe.

Entre os trabalhos realizados recentemente pelo Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes do IOC, as autoras destacam os catálogos Checklist of Monogenea parasites of freshwater and marine fishes, amphibians and reptiles from Mexico, Central America and Caribbean, publicado por Anna Kohn, Simone Cohen e Salgado Maldonado em 2006; South American Monogenea – List of Species, Hosts and Geographical Distribution, publicado em 1998 por Anna Kohn e Simone Cohen; e o capítulo Fishes Parasitized by Monogenea in South America, publicado por Anna Kohn e Melquiades Pinto Paiva no livro Metazoan in the Neotropics: A Systematic and Ecological Perspective, editado em 2000.

South American Trematodes Parasites of Fishes será distribuído para as principais bibliotecas nas áreas de ciências biomédicas e entre a comunidade científica no país e no exterior, que desenvolve linhas de pesquisa sobre o tema.


17/07/07