Consumo de papel caiu 10% no IOC no período de um ano

Uma redução de quase duas toneladas no consumo de papel durante o período de um ano. Este é o principal resultado do programa Reciclando no IOC, promovido pela Comissão Interna de Gestão Ambiental (CIGAmb) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) desde março de 2006. A iniciativa conseguiu reduzir em 10% o consumo de papel no Instituto. Na próxima semana, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5), os profissionais da Comissão encarregados pelo programa visitarão os diversos setores do Instituto para buscar ainda maior adesão ao programa, além de gerar oportunidade para ouvir propostas e sugestões.

Foto:Gutemberg Brito
Reciclagem
Ações simples, como a coleta seletiva de papel, têm importante impacto na preservação de recursos naturais

Alexandre Souza, engenheiro químico da CIGAmb, aponta que muitas pessoas desconhecem o processo de produção do papel e os danos que pode causar ao meio ambiente. “A diminuição do uso de papel reduz o corte de árvores, a utilização de água doce e de energia empregadas nos processos de sua fabricação”, explica, frisando a importância da utilização da frente e verso das folhas, sempre que possível. “A indústria do papel é a quinta maior em consumo de energia. Além disso, os produtos químicos tóxicos utilizados no processo de branqueamento e na deslignificação de polpas das árvores contaminam o ambiente ”, completa.

O Reciclando no IOC começou a partir de uma parceria com profissionais da Coordenação de Administração (Coad). A adesão não foi imediata, mas os membros da CIGAmb contam que houve uma ampliação progressiva da participação. “Enfrentamos muitos problemas, como a falta de conscientização sobre o que descartar. Isto atrapalhou muito o andamento do programa, pois precisávamos de mais tempo para separar o material”, pondera Núbia Motta, membro da CIGAmb. Ela esclarece que são adequados para a reciclagem os papéis utilizados em ambos os lados, documento oficial e/ou pessoal, papel amassado e/ou rasgado, catálogos, revistas e jornais, entre outros. Já para a confecção de blocos, são adequados os papéis com uma face em branco, desde que não estejam amassados nem rasgados, e documentos não-oficiais e não-pessoais. Já no caso do papelão, a caixa deverá estar aberta e desmontada para ser recolhida.

Acompanhe a agenda de encontros do projeto Reciclando no IOC:

4 de junho, das 09h30 às 12h
Local: Sala de reuniões do Setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC
Áreas convidadas: Laboratório de Malacologia, laboratórios do Pavilhão Gomes de Faria e laboratórios do Pavilhão Cardoso Fontes

4 de junho, das 13h30 às 16h
Local: Auditório do Pavilhão 26
Áreas convidadas: Laboratórios dos pavilhões Osório de Almeida, Rocha Lima e Leônidas Deane

5 de junho, das 10h às 11h30
Local: COAD e Pavilhão 108
Áreas convidadas: COAD/RH, SEAM/compras e laboratórios do Pavilhão 108

5 de junho, das 13h30 às 16h
Local: Pavilhão de Cursos
Áreas convidadas: Laboratórios dos pavilhões Carlos Chagas e Arthur Neiva, Laboratório de Hanseníase e Secretaria Acadêmica do Ensino

6 de junho, às 10h
Local: Pavilhão Lauro Travassos
Áreas convidadas: Laboratórios do Pavilhão Lauro Travassos

Gustavo Barreto
01/06/07