Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores ganha novas instalações

Ligação do IOC com o Instituto de Biologia do Exército, que retrocede à amizade entre Oswaldo Cruz e Ismael da Rocha, ganha mais força

No último dia 22, uma cerimônia inaugurou o novo espaço de bioquímica e biologia molecular do Laboratório de Fisiologia de Artrópodes Vetores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), sediado no Instituto de Biologia do Exército (IBEX). Líder da Rede Nacional de Monitoramento da Resistência de Aedes aegypti a Inseticidas (MoReNAa) e referência nacional sobre o tema, o Laboratório desenvolve sua atividades no IBEX desde 1998, quando se instalou como um pequeno grupo de pesquisa. Hoje, a parceria está consolidada e rende bons frutos para as duas instituições de pesquisa.

Foto:Gutemberg Brito
Ibex
Mais modernas e espaçosas, novas instalações do IOC no IBEX contribuirão para as atividades de serviço de referência

“Recebemos uma super acolhida do exército. Aqui, conseguimos desempenhar com excelência o papel de serviço de referência no monitoramento da resistência de A. aegypti a inseticidas. Nas antigas instalações, no campus de Manguinhos, as atividades ficavam limitadas em função do espaço físico. A aplicação de inseticidas, por exemplo, poderia interferir nas outras colônias, de laboratórios vizinhos”, explica a pesquisadora Denise Valle, chefe do Laboratório de Fisiologia de Artrópodes Vetores. “Temos uma grande demanda de espaço porque auxiliamos o Programa Nacional de Controle da Dengue a definir estratégias racionais de combate ao mosquito vetor e, para isto, desenvolvemos procedimentos e instrumentos de avaliação das populações de campo e temos participado ativamente do treinamento e da capacitação de pessoal técnico de todas as partes do país”, completa a pesquisadora.

O diretor do IBEX, coronel Benedito Domicio Ferrari, relata que a própria origem do IBEX está relacionada à figura de Oswaldo Cruz – fato pouca gente conhece. “A criação do Instituto de Biologia do Exercito foi uma inspiração de Oswaldo Cruz e do General Ismael da Rocha, que no final do século XIX, com a república recém-instaurada, procuravam criar as estruturas que seriam necessárias na área de saúde”, conta. “Ismael da Rocha e Oswaldo Cruz foram convidados para a inauguração do Instituto Pasteur, na França. Foi com esta inspiração que, em 1894 foi assinado o decreto que criou um laboratório de pesquisas clínicas, que daria origem ao atual IBEX.”

Foto:Gutemberg Brito
Ibex
Coronel Ferrari e Denise Valle reforçaram aimportância da
parceria entre o IOC e o IBEX

Segundo Ferrari, o Instituto Soroterápico, que daria origem ao IOC, e o IBEX foram criados com a mesma perspectiva. “Existe uma ligação desde o embrião. A presente parceria com o Laboratório de Fisiologia de Artrópodes Vetores possibilita a inserção dos nossos oficiais neste processo de formação, de pesquisa e aperfeiçoamento, como é caso da Capitão Isabela Reis, que é pesquisadora do Laboratório”, descreve. Mais dois ex-soldados do Exército atualmente são técnicos no laboratório.

 

Renata Fontoura
01/06/07