IOC participa de simulação de caso de gripe pandêmica do Ministério da Saúde 

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) participou ontem, 21 de junho, de uma simulação de ocorrência de gripe pandêmica no Brasil. O procedimento, parte do Plano Brasileiro de Preparação para a Pandemia de Influenza, teve como finalidade avaliar a rapidez da resposta no caso da ocorrência de uma pandemia no país.  O Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC, que é Centro de Referência Nacional para Influenza, é responsável por processar amostras biológicas de todo território nacional para análise e diagnóstico no caso de suspeita de gripe pandêmica.

Um ator contratado pelo Ministério da Saúde viajou ontem pela manhã de Brasília a Salvador, acompanhado de técnicos da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS). Ao chegar ao destino, o suposto paciente seguiu um roteiro pré-estabelecido e simulou um quadro típico de doença respiratória aguda. O ator representou um turista regressando da China e informou que manteve contato com aves em uma área endêmica da doença. Segunda iniciativa deste tipo da SVS – a primeira foi realizada no ano passado -, a simulação analisou todas as instituições da área de saúde, portos e aeroportos com o objetivo de verificar a capacidade de detecção e prontidão numa suspeita de caso humano de gripe pandêmica.

Outro aspecto analisado foi o grau de integração entre os serviços hospitalares, de vigilância epidemiológica estaduais e municipais e a rede de laboratórios de referência para o processamento de amostras, do qual o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC faz parte. “Fomos acionados pelo Ministério da Saúde e permanecemos em prontidão até as 19h para o recebimento das amostras, com todo o material de testagem preparado para otimizar o tempo de resposta para o diagnóstico”, conta  o pesquisador do laboratório Paulo Roberto Soares Stephens.

A avaliação final do simulado pela equipe técnica do Ministério da Saúde foi positiva, já que as expectativas foram atendidas em relação ao planejamento na área de saúde – equipe médica do aeroporto e vigilância sanitária, epidemiológica, hospitalar e laboratorial – para enfrentar uma possível pandemia. 

 

Renata Fontoura
22/06/07