Atividades do IOC voltadas para o SUS são apresentadas durante o Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde

Serviços de referência, atividades de ensino e ações educativas são algumas das atividades voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS) que o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) está apresentando no XXIII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece em Joinville (SC) entre 27 e 30 de junho. O evento promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que engloba também o IV Congresso de Saúde, Cultura e Paz e não Violência, reúne cerca de 2 mil profissionais entre secretários e secretárias municipais e gestores de serviços de saúde de todo o Brasil.

foto:Rodrigo Macedo
Ministro Temporão
Palhaço Matraca apresenta ao Ministro Temporão atividades educativas desenvolvidas pelo IOC voltadas para o SUS

Além de divulgar as ações do IOC através da distribuição de folders e apresentação de vídeos institucionais, a oportunidade também servirá para produzir um cadastro de usuários com o objetivo possibilitar futuras parcerias e mapear as principais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) nas quais o Instituto pode contribuir. “A idéia é estabelecer um relacionamento mais aprofundado com o SUS, dar maior visibilidade e oferecer de forma estruturada os serviços prestados pelo IOC. Além disso, buscamos ferramentas para avaliar qual o melhor investimento em relação às demandas apresentadas”, reforça Alvaro Funcia, um dos representantes do IOC no evento e coordenador de Comunicação, Informação e Informática do Instituto.

Segundo ele, o objetivo é estreitar as contribuições que o IOC pode prestar ao SUS. “Vemos quatro grandes eixos de aproximação. Os serviços de referência, os cursos para o SUS, as ações de comunicação e informação em saúde e as ações educativas”, completa Álvaro.

Renata Fontoura
28/06/07