PIDC reúne pesquisadores para discutir a pesquisa em Chagas

De 16 a 18 de maio será realizado o IV Encontro do Programa Integrado de Doença de Chagas (PIDC) da Fiocruz. O evento, que pretende integrar as atividades científicas relacionadas à área, reunirá pesquisadores de diferentes unidades da Fundação e de outras instituições de pesquisa para a apresentação de trabalhos e a discussão de perspectivas sobre a pesquisa em doença de Chagas. Para abrir a programação do Encontro, será realizado o pré-lançamento do portal online Doença de Chagas, uma construção coletiva de mais de 80 pesquisadores com apoio das Vice-Presidências de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, do Instituto de Informação Científica e Tecnológica (ICICT) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que abriga textos básicos, complementares e cerca de 200 imagens, com abordagem histórica, atual e perspectiva quanto aos temas parasito, vetor, doença (clínica, diagnóstico, controle), ecologia e educação.

A idéia é manter a informalidade ao máximo para criar interações naturalmente. "Cada pesquisador terá oportunidade de apresentar o trabalho que está desenvolvendo, seguido de discussões nas redes temáticas", afirma Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Pesquisa em Auto-imunidade e Imuno-regulação do IOC e um dos coordenadores do PIDC. Segundo Joseli, pesquisadores de instituições como a Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Goiânia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, já confirmaram presença. Pelo menos 10% dos participantes do Encontro são de instituições de pesquisa externas à Fiocruz, complementa.

A pesquisadora ressalta que o pré-lançamento do portal online durante o evento tem o objetivo de apresentar aos participantes do PIDC o resultado do trabalho em conjunto na busca de material de pesquisa sobre doença de Chagas. “Vamos apresentar o portal para os pesquisadores que ajudaram a construí-lo. A intenção é receber sugestões para melhorar ainda mais o trabalho que já conta com participação de mais de 80 pesquisadores, incluindo o representante da Organização Mundial de Saúde, Fábio Zicker, e o presidente do CNPq, Erney Camargo”, a pesquisadora comemora. O lançamento oficial nacional do portal está previsto para o mês de novembro durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Protozoologia.

 

Renata Fontoura
10/04/07