Workshop sobre proteômica reúne 120 participantes

Termina amanhã, dia 18, o Workshop em Método de Estudo da Estrutura e Função de Proteínas, realizado pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Iniciado na última segunda-feira, dia 14, o treinamento conta com 120 participantes e aborda temas como síntese de peptídeos, termodinâmica, fluorescência, calorimetria, cromatografia, MASSAS, RMN, modelagem molecular, microscopia e ressonância magnética nuclear.

Gutemberg Brito
Palestra
Professores convidados de diversas instituições participam do workshop, que será encerrado amanhã

“Como não são metodologias comuns ao dia-a-dia da maioria dos participantes, montamos uma programação com nível de dificuldade gradual para que todos se habituem à fala e ao entendimento das técnicas aplicadas a estruturas de proteínas”, explica Salvatore Giovanni de Simone, chefe do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC e coordenador do workshop. De acordo com o pesquisador, o grande número de inscritos já era esperado. “Na edição do ano passado foram 140 inscritos, mas foi preciso selecionar apenas 70 em função da falta de espaço. Para o ano que vem, a expectativa é de que este número aumente ainda mais, já que a proteômica é um tema atual, que desperta o interesse de toda comunidade científica”, avalia.

Gutemberg Brito
Salvatore Giovanni
Coordenador do evento, Salvatore Giovanni de Simone espera um número ainda maior de inscritos para a edição de 2008

Para a professora da Universidade Federal Fluminense Ana Maria Viana Pinto, que participa pela segunda vez do treinamento, a oportunidade é importante para adquirir novos conhecimentos. “O que estou aprendendo neste workshop servirá de base para a conclusão de um estudo ainda em desenvolviemnto. Já participei de outro treinamento aqui e achei excelente. Participo novamente porque sempre há algo novo para aprender”, ressalta.

Gutemberg Brito
Ana Maria Pinto
Ana Maria Viana Pinto participa do treinamento pela segunda vez

Além do convidado internacional Enrico Di Cera (Universidade de Washington), Débora Foguel, Mônica S. Freitas, Ronaldo S. Mohana, André Gomes e Maria Lucia Bianconi (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Bibiana M. Souza e Lucilene Delazari (IBILCE-Rio Claro), Razhuvir Arni (Universidade Estadual Paulista-SJRP), Julio César Borges (Universidade Federal de São Paulo, São Carlos) e Floriano Silva Jr (IOC) também são palestrantes do evento.

Renata Fontoura
18/04/07