Projeto ComCiência na Escola ganha versão online gratuita

Uso do microscópio, estrutura das células e combate à dengue são temas dos fascículos para uso no ensino médio e fundamental

 O projeto de divulgação científica ComCiência na Escola, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), recebeu novo impulso com a publicação online dos cinco fascículos que compõem a coleção. Disponível em versão impressa desde 2005, o material produzido pelo Laboratório de Biologia Celular é destinado a professores dos ensinos Fundamental e Médio para o uso em sala de aula e traz informações simplificadas e exercícios lúdicos sobre dengue, biologia celular e microscopia. A publicação online dos fascículos é resultado do crescente volume de solicitações por educadores.

O primeiro fascículo – Microscopia: Descobrindo um mundo invisívelapresenta o microscópio e o mundo invisível a que ele dá acesso. Através de quatro atividades, ensina as propriedades do instrumento, seu funcionamento, os cuidados necessários à utilização e os preparativos para a observação de materiais simples. O volume 2 Experimentando com o microscópiotraz cinco atividades complementares e ensaia o uso do equipamento a partir da observação de células vegetais, do efeito da luz sobre cloroplastos, do movimento da água através de membranas celulares, da análise microscópica da extração de pigmentos e da montagem de um quebra-cabeça de células vegetais. Já o fascículo Esquematizando e modelando células com imagens microscópicas reais familiariza o aluno com imagens reais obtidas por microscópios ópticos ou eletrônicos através de três atividades. O objetivo é libertar o conhecimento dos sistemas apresentados nos livros e permitir que o aluno elabore o próprio esquema, a partir de imagens reais.

A série sobre dengue, composta por dois fascículos, busca desfazer concepções errôneas sobre a doença e o ciclo de vida do inseto vetor, o mosquito Aedes aegypti. Em Brincando para descobrir novidades quatro atividades lúdicas abordam a biologia, a morfologia e os hábitos de vida do mosquito transmissor do vírus da dengue. O conhecimento adquirido é colocado em prática através de jogos que desafiam o aluno a investigar as etapas do ciclo de vida do vetor e a comparar o A. aegypti a outro inseto do mesmo gênero (o Aedes albopictus, transmissor da dengue em países asiáticos) e ao pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). Para dar continuidade ao aprendizado, o fascículo O caminho do vírus da dengue revela a biologia, ecologia e morfologia do A. aegypti e propõe atividades recreativas para a fixação do conhecimento sobre o ciclo de vida do mosquito, com o objetivo de encontrar respostas para a pergunta: o que fazer para controlar a disseminação da dengue?

Através destes cinco fascículos, a coleção ComCiência na Escola leva conhecimento científico atualizado para as escolas e preenche a lacuna entre os livros didáticos – principal fonte de consulta do professor – e a pesquisa realizada em laboratórios. Os cinco  fascículos da coleção ComCiência na Escola estão disponíveis no site do IOC, na sessão Produtos Educativos. Todos eles também podem ser obtidos na versão impressa através do e-mail comciencia@ioc.fiocruz.br, via Correios.

Bel Levy
25/04/07