Documentário sobre Aedes aegypti recebe menção honrosa em festival de cinema científico em Praga

O documentário O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo, produzido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), continua rendendo frutos. O filme, dirigido por Genilton Vieira, coordenador do setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC, ganhou mais um prêmio internacional, desta vez em Praga, na República Tcheca, no último dia 8 de março (quinta-feira). A Mention Mif-Sciences.net Special Techfilm 2007 foi concedida durante o 44º Festival Internacional TECHFILM, realizado de 5 a 9 de março. O reconhecimento ao filme começou em junho de 2006, com o segundo lugar no Festival Mfi-Science, realizado em Cuba, tendo concorrido com produções audiovisuais de diversos países.

O documentário do IOC foi exibido no segundo dia de Festival. “Não esperava este resultado, porque o nível do festival foi muito elevado”, Genilton revela. Além do TECHFILM, foi realizado paralelamente a 2º Conferência Internacional EMTECH. Outras informações sobre o festival podem ser verificadas clicando aqui . Além deste evento, o IOC foi representado por Genilton em exibição do mesmo filme no Museu Nacional de Ciências Naturais espanhol. O encontro seguido de debate ocorreu no dia 1º de março e é promovido mensalmente pela Associação Espanhola de Cinema Científico (ASECIC).

Depois de participar de três exibições internacionais do documentário sobre o Aedes em 2006, Genilton foi convidado a se tornar membro da Sociedade Mundial de Filmes Científicos, que tem como foco a área de medicina e saúde, e do Conselho Científico de VIDEOMED 2007, festival de cinema científico realizado em Cuba. Neste país, o IOC foi premiado com o mesmo documentário em junho de 2006 e levou o segundo lugar no Festival Mfi-Science.

Raquel Aguiar
12/03/07