Miguel Ozório de
Almeida



Carioca, Ozório de Almeida nasceu em 1890. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese sobre a origem cérebro-espinhal dos reflexos tendinosos. Em 1917, ingressou como professor de fisiologia na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, cargo que ocupou até 1934. Em 1920, foi convidado por Carlos Chagas para chefiar a recém-criada Secção de Fisiologia do Instituto Oswaldo Cruz. Ozório de Almeida tinha interesse pela física, matemática e música.

Entre os diversos cargos que ocupou, destacam-se os de diretor do Instituto de Biologia Animal do Ministério da Agricultura, em 1934; diretor Geral da Diretoria Nacional de Saúde e Assistência Médico-Social, também em 1934; professor de filosofia da ciência e reitor da Universidade do Distrito Federal, em 1935; e chefe do serviço do Instituto Oswaldo Cruz.

Foi membro de diversas entidades científicas e acadêmicas no Brasil e no exterior, tais como Academia Brasileira de Ciências, Comitê Brasileiro de Cooperação Intelectual e Comissão Internacional de Cooperação Intelectual da Sociedade das Nações, em Genebra. Foi ainda professor das Faculdades de Ciências de Paris e da Universidade de Montevidéu. Faleceu em 1953, deixando uma vasta obra até hoje considerada de referência.

copyright © 2000 - Instituto Oswaldo Cruz.