Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XVII - n0 07- 05/05/2011

IOC inicia série de Notas Técnicas

A Diretoria do IOC iniciou nesta semana a publicação institucional de “Notas Técnicas do Instituto Oswaldo Cruz”, a partir de uma demanda do Ministério de Desenvolvimento Social. A demanda surgiu a partir do pedido formal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, assinada pela Secretária Extraordinária para a Erradicação da Extrema Pobreza, Dra. Ana Fonseca, que enviou mensagem à diretora com o seguinte teor: “Em decorrência do alerta apontado por suas colocações em artigo publicado no Correio Braziliense de 17/1/2011, e na revista Radis de abril do mesmo ano, aos quais tivemos acesso no MDS, solicitamos a emissão de uma Nota Técnica assumida por este respeitado Instituto, que forneça o necessário embasamento científico para que ações de controle das doenças da pobreza possam integrar o Programa de Erradicação da Pobreza Extrema no Brasil, atualmente em preparação por nossa equipe, segundo a designação da presidenta Dilma Rousseff. Gostaríamos de receber esse material até o dia 2 de maio, para que as sugestões possam ser incorporadas ao Programa, que entrará em consulta pública após lançamento ainda este mês.

A diretora assumiu a autoria da NT 01/2011-IOC, acessível na página web do IOC. Essa demanda evidenciou que tivemos algum sucesso na sensibilização dos setores responsáveis pela elaboração do Programa de Eliminação da Pobreza, a partir da defesa pública que fizemos (em artigos publicados e entrevistas) sobre a necessidade do Governo Federal pautar como prioridade neste programa o enfrentamento das doenças da pobreza, as doenças negligenciadas, a subnutrição e as anemias. Fomos desafiados a elaborar uma Nota Técnica que conferisse maior embasamento à proposição.

A decisão de redigir a Nota Técnica e de iniciar essa série de publicações foi tomada por nós, em uma ação direta do gabinete da direção, para justamente atender à visão de futuro do IOC, desenhada em 2006, na qual estava explicitado que o Instituto queria vir a ser “capaz de responder às demandas na área de saúde com rapidez e confiabilidade”.

Percebemos que a modalidade “Nota Técnica” pode ser uma excelente opção para interlocução do IOC com os diversos setores governamentais ou da sociedade civil, para pontuar propostas, argumentos ou reflexões sobre problemas de ciência e de saúde. Na prática, não apenas respondíamos a uma demanda, mas assumíamos nossa função de retaguarda técnico-científica para embasamento de políticas públicas, cumprindo o papel que a Fiocruz definiu em seu VI Congresso Interno, de ser instituição estratégica de Estado. O relatório do II Encontro do IOC apontava a necessidade do IOC atuar mais pró-ativamente em termos de influenciar as políticas de ciência e tecnologia e as demandas emergentes em saúde. Além das atuações específicas dos pesquisadores do IOC como consultores de comitês e fóruns diversos dos Ministérios da Saúde e outros, as Notas Técnicas poderão constituir esse veículo de tradução de nosso conhecimento em recomendações para órgãos públicos. A diretoria encaminhará ao CD-IOC, para apreciação e deliberação, uma Portaria para normatização da elaboração e publicação de Notas Técnicas, que se configurarão em documentos técnicos institucionais que darão materialidade física, técnica e política a um anseio antigo dos laboratórios do IOC: valorizar a função de assessoria institucional em ciência, saúde e educação. Por ora, queremos apenas chamar a atenção de todos para mais essa inovação, que instrumentalizará uma presença de mais força e influência do IOC no cenário nacional.

Tania Araújo-Jorge

 

V Encontro do IOC acontece de 12 a 14 de maio

Tema do evento será O IOC do Futuro na Fiocruz de Hoje

   

Prorrogada votação para representantes do CD
Urna eleitoral estará nesta sexta-feira no Pavilhão Leonidas Deane e no HPP

Diferenciação de amostra vacinal e selvagem de rotavírus A em apenas 24 horas
Metodologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros leva apenas 24 horas para diferenciar amostra selvagem ou vacinal de rota vírus A genótipo G1P[8]

Hermann Schatzmayr, Uma homenagem
Evento, no dia 11 de maio, lembrará a trajetória de dedicação de um dos maiores expoentes da ciência nacional

Biotecnologia em foco no próximo Centro de Estudos
Aurélio Vicente Graça-Souza, professor da UFRJ, apresenta nesta sexta-feira, dia 6, o tema Oportunidades em biotecnologia no Brasil: retratos do Colonizador e do Colonizado

- Fiocruz decide por novo limitador de impacto na nova precificação do FioSaúde

- Fiocruz realiza vacinação contra gripe

- 1º Workshop de Gestão da Qualidade da Rede de Plataformas Tecnológicas – PDTIS / VPPLR

         
 

Programação da semana

Oportunidades em biotecnologia no Brasil: retratos do Colonizador e do Colonizado, este será o tema do Centro de Estudo da próxima sexta-feira, dia 06 de maio, com Aurélio Vicente Graça de Souza, professor adjunto do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.

Às 10h, no Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva

Acesse a Agenda da Semana

  Arquivo2010