Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XX - n0 24 - 18/09/2014

 

Desafios da virologia

Diretor do Departamento de Referência em Vírus do Reino Unido (VRD, na sigla em inglês) até 2013, o virologista David Brown vai atuar por dois anos como pesquisador visitante sênior no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz. O cientista é um dos criadores de um método para diagnóstico do sarampo através da saliva e, nos últimos dez anos, trabalhou principalmente no enfrentamento de infecções novas e emergentes. No IOC, o foco de seu trabalho é a aplicação de novas técnicas de sequenciamento genético para estudar a transmissão das doenças virais. Reunindo diversos laboratórios, o departamento dirigido por Brown é credenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Centro Colaborador para Apoio Diagnóstico e Laboratorial. Confira a entrevista com o virologista.

Contribuições científicas de Alexandre Peixoto são destaque em revista internacional
Artigo publicado no periódico ‘Infection, Genetics and Evolution’ apresenta principais análises do pesquisador do IOC, falecido precocemente em 2013

A ciência e suas limitações
Palestra ‘Desafios para a pesquisa clínica na Fiocruz’, ministrada pelo pesquisador especialista da Fiocruz Bahia, Edgar Carvalho, será o tema do Centro de Estudos desta sexta-feira (19/09)

Termina, amanhã, a RAIC no IOC
As atividades da 22ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica acontecem desde segunda-feira no Insituto. Como nas outras edições, a participação foi obrigatória para todos os bolsistas do CNPq (incluindo PIBIC/PIBITI e Balcão). Confira como foi a abertura do evento.

Confira a galeria de fotos do 6º Fórum de Alunos de Pós-graduação do IOC
Integração, política e ciência foram as três questões centrais do sexto fórum de alunos, presentes nas mais de 100 fotos da galeria

- Vencedor do Nobel de Química vai ministrar palestra na Fiocruz

- Palestra sobre a Plataforma de Citometria de Fluxo do IOC

- PCR Digital é tema de palestra


Mestrado em Biologia Celular e Molecular

A defesa da dissertação ‘Expressão de calpaínas e efeito do inibidor MDL28170 em Leishmania braziliensis’, elaborada por Bianca da Silva Vitorio e orientada pela pesquisadora Claudia Masini d´Avila Levy, acontece no dia 26 de setembro.

Às 14h, no auditório Maria Deane – Pavilhão Leônidas Deane

   


Doutorado em Biologia Celular e Molecular

A defesa da tese ‘Efeito do derivado N-acilidrazônico LASSBio-897 sobre a resposta inflamatória pulmonar na asma e silicose experimentais’, elaborada por Diana Dalzy Viveiros e orientada pelo pesquisador Marco Aurélio Martins, acontece no dia 25 de setembro.

Às 14h, na sala A9 do Pavilhão Leônidas Deane.

expediente
  Arquivo2010