Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XX - n0 33 - 27/11/2014

 

Contra a dengue, um caminho inovador

Na busca de uma vacina contra a dengue, a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, Ada Alves, sempre trafegou na contramão de outros cientistas. Ela lidera, desde 2008, o único estudo no mundo que combina duas estratégias de imunização contra a doença em uma mesma vacina: a abordagem de vacina de DNA e o uso de um vírus quimérico de febre amarela contendo genes de dengue. A proposta da vacina combinada, que inverte o ditado popular ao usar duas cajadadas para acertar o mesmo coelho, tem patentes depositadas em dez países, incluindo o Brasil e a União Europeia. Estudos realizados com camundongos comprovaram que o uso conjugado das duas técnicas conseguiu proteger 100% dos animais testados. Em 2015, serão iniciados os experimentos com primatas. Assista ao vídeo.

Tese vence Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS
Pesquisa de métodos para diagnóstico precoce da dengue foi realizada no Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical. Artigo sobre papel do colesterol na hanseníase recebeu menção honrosa.

Estudo decifra genoma de bactéria causadora da coqueluche no Brasil
Pesquisa pioneira no país revela que micro-organismo pertence à linhagem de Bordetella pertussisque tem provocado a re-emergência da doença em diversos países

‘Controle da dengue precisa ser revisto’, afirma pesquisa
Um artigo publicado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz na revista científica ‘Bulletin of the World Health Organization’, editada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta para a necessidade de mudança nas estratégias de controle da dengue no Brasil.

Vigilância ativa contra rotavírus
Grupo técnico da OMS se reúne no Rio de Janeiro para debater situação atual da doença que é a principal causa de mortes por diarreia aguda em crianças menores de cinco anos no mundo

IOC celebra os 25 anos da Citometria de Fluxo no Brasil
Conferência com Howard Shapiro, pesquisador norte americano e referência para o tema, marcou o evento realizado nesta terça-feira (25/11)

Dez anos formando divulgadores do conhecimento científico
Mesas-redondas e convidados especiais marcaram o evento comemorativo de dez anos do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino e Biociências em Saúde do IOC, realizado nos dias 25 e 26 de novembro

Dia Mundial da Luta contra a AIDS
Em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro, o Centro de Estudos do IOC realizará uma sessão especial com direito a conferências, mesas-redondas, debates e palestras. A atividade começa às 9h e vai até as 17h, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva.

- IOC recebe fomento do Ciência sem Fronteiras

- Início da Avaliação de Desempenho 2014/2015

- Iniciativas na comunicação de dengue são apresentadas em Campinas


Centro de Estudos

Para fechar o mês, a edição do dia 28 de novembro recebe o pesquisador Thomas Schmidt que ministra a palestra ‘Natural Products against Neglected Diseases – recent advances of our research within ResNet NPND’. A sessão compõe o ‘II Workshop ResNet NPND’.

Às 10h, no auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

   


Cursos de Férias do IOC

Os estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre pesquisa em saúde no Brasil, mesmo que tenham que usar suas férias, já podem se preparar. O IOC realizará mais uma edição dos ‘Cursos de Férias do IOC - Verão 2015’. As inscrições acontecerão somente no dia 8 de dezembro, das 9h às 17h.

expediente
  Arquivo2010