Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXI - n0 06 - 02/04/2015

 

Avanços na busca de um candidato vacinal contra a leishmaniose

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) estudam uma vacina experimental que, na etapa de estudos com animais, mostrou resultados positivos na proteção contra o parasita Leishmania braziliensis, principal agente causador da forma cutânea da leishmaniose no Brasil e nas Américas. A pesquisa inovou duplamente: além de usar como modelo de estudo os hamsters dourados, que apresentam um quadro mais semelhante ao que acontece em humanos, foi testada a via de administração intranasal.

Vírus do Oeste do Nilo em pauta
Seminário promovido pelo Ministério da Saúde contou com a participação de pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz e da Fiocruz para preparar ações de vigilância no país

A mulher na arte moçambicana é tema de exposição
Mostra reúne obras que valorizam o cotidiano feminino africano. Visitação acontece entre os dias 08 de abril e 31 de maio, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro

Ciclo Carlos Chagas de Palestras: confira o livro de resumos
Já está disponível para consulta o livro de resumos do Ciclo Carlos Chagas de Palestras, evento que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no campus da Fiocruz, em Manguinhos. A publicação conta com 36 artigos que abordam temas como epidemiologia, patologia, diagnóstico e interação entre parasitos e células hospedeiras.

- Pesquisadores integram nova composição do Conselho Regional de Biologia

- Vaga de Iniciação Científica no Laboratório de Biologia Estrutural

- Campus Manguinhos: interdição parcial da Rua Emmanuel Dias


Mestrado em Biologia Celular e Molecular

A defesa da dissertação ‘Padronização da triagem de alto desempenho de antagonistas para receptores purinérgicos ativados por UTP a partir da mensuração de cálcio intracelular’, elaborada por Natiele Carla da Silva Ferreira e orientada pelo pesquisador Luiz Anástacio Alves, acontecerá no dia 06 de abril.

Às 13h30, na sala 29 do Pavilhão 108

   


Mestrado em Medicina Tropical

A defesa da dissertação ‘Diagnóstico molecular da malária vivax: precisão e sensibilidade’, elaborada por Natália Ketrin Almeida de Oliveira e orientada pela pesquisadora Maria de Fátima Ferreira da Cruz, acontecerá no dia 08 de abril.

Às 14h, no auditório do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

expediente
  Arquivo2010