Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXI - n0 24 - 22/10/2015

 

Nas asas da ciência

Luz, sol e mais de cem borboletas voando em um espaço dedicado à natureza, à vida e à biodiversidade. Este foi o cenário na reabertura do Borboletário Fiocruz, nesta quinta-feira, 22/10, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Dedicado à divulgação da ciência, o espaço passa a receber visitantes de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, com agendamento prévio pelo telefone (21) 2590-6747, e com acesso livre aos sábados, das 10h às 16h. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia termina amanhã (23/10)
Durante toda a semana, o IOC ofereceu atividades gratuitas para o público na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com ações em todo o país. A visitação dos stands, instalados ao lado do auditório do Museu da Vida, acontece até amanhã (23/10), das 9h às 16h.

Celeiro da imunidade
Artigo publicado na revista ‘Nature Reviews Endocrinology’ coroa o trabalho de 30 anos do Instituto para entender melhor o controle hormonal sobre o timo, órgão com ação central na resposta do organismo a doenças

Avaliação de Desempenho: início das fases 3 e 4
O processo da Avaliação de Desempenho será retomado a partir do dia 03 de novembro, em suas fases 3 e 4. Com o intuito de orientar e esclarecer possíveis dúvidas, o Serviço de Gestão do Trabalho (SEGET) do IOC realizará, no dia 26 de outubro, uma oficina de treinamento.

- MPOG publica orientação sobre o recesso de fim de ano

- Inscrições abertas para o Prêmio InovaSUS 2015


Centro de Estudos

‘Seminários Laveran & Deane: 20 anos a serviço da pós-graduação brasileira em malariologia’ será o tema da próxima sessão do Centro de Estudos, programada para o dia 23/10 (sexta-feira). A palestra do evento ficará sob a responsabilidade do pesquisador e chefe do Laboratório de Pesquisas em Malária do IOC, Cláudio Tadeu-Daniel Ribeiro. Na ocasião, também será lançado o documentário sobre o evento.

Às 10h, auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva

   


Doutorado em Biologia Parasitária

A defesa da tese 'Avaliação da prevalência de mutações transmitidas de resistência aos antirretrovirais e da história evolutiva de clados raros do HIV-1 no Rio de Janeiro em uma população de gestantes antes do início da terapia para prevenção da transmissão vertical', elaborada por Edson Oliveira Delatorre e orientada pela pesquisadora Mariza Gonçalves Morgado, acontece no dia 29 de outubro.

Às 13h, no auditório da Vice-Direção de Ensino do Instituto Nacional de Infectologia - INI

expediente
  Arquivo2010