Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXI - n0 31 - 10/12/2015

 

Comemorando mil defesas

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) chega à marca de mil defesas, entre dissertações e teses, realizadas ao longo de seus mais de 25 anos de existência. Para comemorar a conquista, a coordenação do Programa organizou o evento ‘Reflexões sobre o Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular: comemorando mil defesas’, que será realizado no dia 15 de dezembro, no auditório Emmanuel Dias do Pavilhão Arthur Neiva, a partir das 14h.

 

Aspectos cognitivos dos sistemas nervoso e imune são debatidos em Simpósio
Evento promovido pelo IOC/Fiocruz, UFRN e Academia Nacional de Medicina reuniu 52 pesquisadores que investigam temas como consciência, memória e processos de reconhecimento

OPAS destaca atuação do IOC em documento sobre o vírus Zika
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) emitiu um alerta epidemiológico devido ao aumento dos casos de anomalias neurológicas. Dentre os trabalhos citados no documento, está o achado científico inédito realizado pelo Laboratório de Flavivírus do IOC, a partir de diagnósticos laboratoriais que constataram a presença do genoma do vírus Zika em amostras de líquido amniótico de duas gestantes do estado da Paraíba.

Fiocruz esclarece dúvidas sobre áudios em grupos de Whatsapp
A Fiocruz divulgou, recentemente, esclarecimentos referentes aos diversos áudios que têm circulado em grupos de Whatsapp mencionando a possibilidade e a existência de crianças menores de 7 anos e idosos com sintomas neurológicos decorrentes do vírus zika.

- Prazo para preenchimento do Sistema Coleta termina no dia 30/12

- Confraternizações de fim de ano | Funcionamento dos laboratórios e setores do IOC

Centro de Estudos

A sessão do Centro de Estudos desta sexta-feira, dia 11/12, apresentará a mesa-redonda ‘As perspectivas da patologia clínica e experimental em uma instituição de pesquisa e serviço’. Pesquisadores do IOC e do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz) participarão da atividade.

Às 10h, no auditório Emmanuel Dias – Pavilhão Arthur Neiva.

   

Doutorado em Biologia Computacional e Sistemas

A defesa da tese ‘Análise da dissociação entre as proteínas H-2 de classe I e epítopos da extensão COOH-Terminal da CPB de Leishmania (L.) amazonensis’, elaborada por Artur Antônio Melo de Lira Brandt e orientada pelos pesquisadores Ernesto Raul Caffarena e Carlos Roberto Alves, acontece amanhã, dia 11/12
.

Às 10h, na sala 14B do Pavilhão Helio Peggy Pereira.

expediente
  Arquivo2010