Informe IOC

Publicação do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz - Ano XXII - n0 02 - 25/02/2016

 

Diretora da OMS reconhece atuação da Fiocruz no enfrentamento do vírus Zika

A atuação da Fiocruz na emergência internacional em saúde pública causada pela provável associação entre o vírus Zika e a microcefalia foi elogiada pela diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, na quarta-feira, 24/02. Acompanhada da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, do diretor da Opas no Brasil, Joaquim Molina, e do ministro da Saúde, Marcelo Castro, Chan esteve no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Na reunião, estavam presentes integrantes da Presidência da Fiocruz, diretores de unidades e cientistas. Pesquisadores do IOC que desenvolvem estudos sobre o tema também participaram da comitiva.

 

OMS incentiva o investimento em novas estratégias de controle do Aedes aegypti
No contexto de enfrentamento do vírus Zika, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o apoio a novas estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti. Dentre as iniciativas destacadas está o uso da bactéria Wolbachia, tema do projeto científico ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’, que foi trazido ao país pela Fiocruz.

Pesquisadores do IOC sequenciam o genoma do vírus Zika
Um artigo recém-publicado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz na revista científica internacional ‘The Lancet Infectious Diseases’ apresenta o primeiro sequenciamento genético completo de um vírus Zika ligado a um caso de microcefalia no Brasil.

Maior ensaio clínico sobre doença de Chagas crônica
Para discutir a metodologia que será utilizada nos experimentos do estudo ‘Avaliação do Benzonidazol para Interrupção da Tripanossomíase’, o workshop coordenado pelo Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC reuniu cientistas do Brasil, Argentina e Colômbia.

Ciclo Carlos Chagas de Palestras
Estão abertas, até 20 de março, as inscrições para a quarta edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (CCCP), que será realizado nos dias 14 e 15 de abril, no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva.

Abertura do Ano Acadêmico do IOC
Com o tema ‘Zika: do diagnóstico às lesões neurológicas', a atividade agendada para o dia 11 de março marca o início da programação do Centro de Estudos 2016.

- Confira o novo template do webmail IOC

- Chamada de seleção para projetos alinhados ao plano Brasil Sem Miséria (BSM)

- Inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Mestrado em Biologia Parasitária

A defesa da dissertação ‘Busca de biomarcadores de infecção aguda e crônica pelo Trypanosoma cruzi: perfil de N-glicanas em proteínas séricas e glicofenótipos em leucócitos’, elaborada por Leonardo Alexandre de Souza Ruivo e orientada pela pesquisadora Joseli Lannes Vieira, será realizada amanhã (26/02).

Às 10h, no Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva

   

Mestrado em Biologia Parasitária

A defesa da dissertação ‘Pequenos mamíferos infectados por Trypanosoma cruzi e Leishmania spp. em Cumari /GO: mais uma peça do quebra – cabeças que envolve a transmissão desses parasitas na área’, elaborada por Elida Millena de Vasconcelos Brandão e orientada pelo pesquisador André Luiz Rodrigues Roque, acontece na segunda-feira (29/02).

Às 9h, na sala 14B do Pavilhão Hélio e Peggy Pereira

expediente
  Arquivo2010